Por luana.benedito

Rio - Fim de semana é dia de feira — de bater perna por espaços abertos (e alguns fechados) que oferecem muita diversão, muita variedade de opções de compra, coisas baratas e comida bacana. Mesmo que você não queira (ou nem possa) comprar nada, já é uma diversão só olhar, acompanhado de amigos e família. 

Com o dia das mães chegando por aí, já é uma oportunidade de comçear a pesquisar. E para quem ainda não sabe o que fazer no fim de semana, é a garantia de comer alguma coisa, passear e até assistir a shows, já que rolam apresentações musicais em várias delas. 

Feira do Lavradio é uma das atrações neste fim de semanaDivulgação

FOTOS A R$ 10

A tradicionalíssima Feira Rio Antigo (ou Feira do Lavradio), por exemplo, recebe amanhã o trompetista britânico Tom Ashe com os músicos do seu projeto ‘Favela Brass’, formado por crianças das favelas de Santa Teresa.

O show do músico rola às 16h30, mas antes e depois é possível dar uma volta pelas barracas de cerca de 400 expositores que comercializam uma vasta diversidade de produtos. Tem roupas, artesanato, CDs, LPs raros, antiguidades (muitas delas com avisos de “não toque” e “fotos a R$ 10”, já que a curiosidade das pessoas — e a sede por selfies — não tem limite).

Herança do ideal hippie dos anos 1960/1970, as feiras mostaram-se um excelente negócio há duas décadas, por causa de eventos como a Babilônia Feira Hype — que continua de pé e levando muita gente para suas badaladas novas edições. Neste fim de semana, os estandes do evento são montados no shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

Já a feira Mercado, no Solar das Palmeiras (Botafogo) atinge direto o consumidor na preocupação com o Dia das Mães, selecionando mais de 70 pequenos produtores locais de moda, acessórios, craft, decoração e gastronomia, com opções para todos os gostos e bolsos. É sábado e domingo, a partir das 13h.

HAMBÚRGUER NA FEIRA

Para quem está a fim de comer algo diferente, tem a Feira Gastronômica Itinerante, na Praça Saiqui, em Vila Valqueire, de hoje a domingo. O evento traz o primeiro festival de hambúrgueres artesanais. E também tem shows — hoje tem a banda Dizaê, amanhã tem o cantor Vinicius Negro Lopes, domingo tem a banda Os Cascas, tudo às 20h. É o segundo ano da feira, e o organizador Fabio Loio considera estar atingindo o objetivo do evento, que é levar esse tipo de atração para lugares onde quase não há food trucks e festivais gastronômicos. “E ainda esperamos atingir novos locais, levando entretenimento e boa gastronomia a diferentes públicos”, alegra-se.

Você pode gostar