Por luana.benedito

Rio - A Feira da Yabás comemora nove anos de existência e neste domingo retorna, após uma pausa de quatro meses, em clima de festana Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio.Em homenagem ao Dia das Mães, o evento contará com show da cantora Leci Brandão e roda de samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A festa começa cedo, a partir das 13h, e é de graça. Além da boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica dos subúrbios cariocas e pratos de origem africana nas 16 barracas que participam do evento sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz.

Evento completa 9 anos com roda de samba de Marquinhos de Oswaldo CruzDivulgação

Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne secada Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. 

 Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe. A barraqueira Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira.

Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para Feira, e Marlene apresenta roupa velha e feijoada.

Serviço

Feira das Yabás - Gastronomia e Roda de Samba

Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe a cantora Leci Brandão

Quando: Domingo, a partir das 13h 

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro.

Evento gratuito

Mais informações: (21) 97042-3110

Você pode gostar