Por karilayn.areias

Rio - De acordo com levantamento da GfK, aproximadamente 64 milhões de pessoas assistiram aos jogos de futebol pela TV em 2017. Só as partidas da Copa das Confederações, como exemplo mais recente, alcançaram em torno de 21,3 milhões de indivíduos.

No último domingo, a transmissão de Alemanha e Chile, pela final da competição, atingiu cerca de 6,2 milhões de telespectadores. Já no confronto entre Portugal e México, que definiu terceiro e quarto lugares, foram 3,4 milhões de pessoas nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas no país, considerando Band e SporTV, nas TVs aberta e fechada, que exibiram os jogos.

A mesma pesquisa apontou que os torcedores da Copa das Confederações são, em sua maioria, homens, que representam 62% do público, contra 38% do público feminino. A classe predominante dos espectadores do campeonato é a C, com 47% de participação, seguida pela classe AB (29%) e DE (24%). Por fim, uma análise das faixas etárias mostra que a maior participação é do público com 50 anos de idade ou mais (38%), seguido pelos indivíduos de 35 a 49 anos (22%). 

PALAVRA DA BAND

Diferentemente do que aqui foi colocado, a Band informa que Marcelo Meira continua à frente das questões relativas à Copa da Rússia, no ano que vem.

Que Diego Guebel não tem nada a ver com este assunto.  

VIDA QUE SEGUE

Depois de 18 anos, Alex Gusmão voltou à Record para colaborar, diretamente de Brasília, no ‘Fala Brasil’. Seu último trabalho foi como editor-chefe e âncora do ‘Jornal do SBT’ na mesma praça, quando deixou a casa, em fevereiro, por motivo de contenção de gastos. 

VAI COMEÇAR

Na quarta-feira que vem o SBT vai dar início aos trabalhos do próximo ‘BBQ Brasil’, reality de churrascos, que agora terá apresentação da Chris Flores em substituição a Ticiana Villas Boas. Estreia no dia 12 de agosto, um sábado. 

O QUE MUDA

Além da apresentação da Chris Flores (foto), o ‘BBQ’ também terá outras novidades, como a participação de Danielle Dahoui.

Na parte comercial, foi fechado patrocínio com a Heinz, maionese e ketchup. 

MAIS NÚMEROS

Ainda de acordo com a GfK, confira abaixo o alcance de algumas partidas realizadas em 2017.

— Eliminatórias, Brasil e Paraguai, dia 28 de março — 25,2 milhões;

— Jogo da amizade, Brasil e Colômbia, 25 de janeiro — 22,8 milhões;

— Final da Liga dos Campeões, 3 de junho, Real Madrid e Juventus — 17,7 milhões. 

RESUMO

Os números desta e de outras pesquisas realizadas apenas atestam que o futebol como um todo, transmissões das competições locais e internacionais, hoje se coloca entre os principais produtos de consumo da TV no Brasil. Ao lado dele, jornalismo e teledramaturgia.

Você pode gostar