Rio - Com mais de 13 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, Felipe Neto é um fenômeno por onde passa. Um dos dez youtubers mais influentes do mundo, o rapaz de cabelos amarelos (costuma mudar sempre a cor) é um dos influenciadores digitais mais antigos a produzir conteúdos para a internet, fazendo com que o seu canal seja o mais acessado mensalmente na área de entretenimento.
Cada publicação de Felipe é possível alcançar mais de um milhão de visualizações fácil, fácil. Na Bienal do Rio, ele lançou seu segundo livro, 'Felipe Neto - A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil', e provocou alvoroço entre os fãs.
Mas se engana quem pensa que Felipe Neto se tornou essa explosão de uma hora para outra. O jovem precisou "quebrar a cabeça" e batalhar muito para chegar onde está. Em 2010, criou o canal 'Não Faz Sentido', após não estar satisfeito com o que estava fazendo. "Para voltar ao teatro e ter uma comunicação e interpretação, eu comecei a gravar vídeos só por diversão e para mostrar para alguns conhecidos", lembra o astro pop. "Foi uma brincadeira sem querer que acabou virando uma coisa imensa, séria e minha profissão. Nunca sonhei e imaginei isso tudo", afirma.
Quem visita seu canal no Youtube se depara com todos os temas. Assuntos que vão desde 'Como maquiar a namorada' até temas sérios como 'Baleia Azul'. Mas antes de se tornar esse sucesso com crianças e jovens, Neto passou por vários perrengues na vida. Entre eles, uma depressão, logo assim que estourou na internet. "Foi muito rápido o sucesso. Tive medo de perder o que conquistei, de fazer um vídeo ruim, de não agradar e não ser bom o suficiente", afirma Felipe, que superou o problema com a ajuda do pai, psicólogo.
Essas e outras curiosidades da vida do youtuber estão reunidas no livro 'Felipe Neto - A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil', que teve pré-venda de aproximadamente 25 mil exemplares. Na Bienal, ele autografou exemplares, tirou várias selfies e recebeu mimos dos fãs. "É muito legal você se comunicar com o seu público em diferentes mídias. O 'livrão', como estamos chamando, é uma junção das formas de me comunicar com os diversos públicos. Então, ele serve para crianças, adolescentes e adultos", conta o jovem. Na fila de autógrafo, as estudantes Isabela Salles, 13 anos, Luiza Portela, 13, e Lara Xavier estavam exultantes por estarem diante do ídolo. "Fizemos uma caixa de presente com várias coisas que ele gosta", contaram as meninas.
Atualmente, o perfil de Felipe Neto no Youtube é o sétimo mais assistido no mundo e o primeiro no Brasil, ambos na categoria humor, com 160 milhões de visualizações por mês. Felipe também tem um canal com o irmão, Luccas, o 'Irmãos Neto', que em apenas três dias de lançamento chegou a primeiro do ranking do Youtube.
Antes de estourar na internet, Neto morou com a mãe, a avó e o irmão numa casa no Engenho de Dentro. No livro, ele também compartilha memórias da época em que vivia na Zona Norte da cidade. "Cresci vendo a minha mãe administrando dívida atrás de dívida e, mesmo assim, nos deu uma educação, sempre reforçando a importância dos bons valores. Falávamos muito que não tem problema ser pobre, o problema é ser mau-caráter. Ela nunca nos deu a visão de que o dinheiro é a coisa mais importante da vida", diz.
Agência faz gestão do canal dos irmãos
Com foco na operação do mundo digital, a Take4 Content é a agência que faz a gestão de carreira dos irmãos youtubers Felipe e Luccas Neto. A empresa nasceu com expertise pioneira na produção, curadoria e distribuição de conteúdo para influenciadores digitais. O time que lidera a empresa é formado por João Pedro Paes Leme, ex-diretor de conteúdo da TV Globo, Cassiano Scarambone, produtor renomado com mais de quatro mil filmes e Luccas Neto, um dos três youtubers que mais crescem no Brasil atualmente.
Foi a responsável pela estratégia de criação do canal 'Irmãos Neto', que bateu o recorde mundial ao alcançar um milhão de inscritos em menos de 24h no ar. Durante a live de estreia do canal, Luccas e Felipe também bateram o recorde mundial de videos ao vivo do Youtube. Foram 316 mil pessoas alcançadas simultaneamente, ultrapassando a marca anterior da plataforma, que foi de 240 mil. Com pouco mais de um mês no ar, o 'Irmãos Neto' já soma 3,7 milhões de fãs e ocuparam o primeiro lugar no mundo em inscritos em 30 dias.
A estratégia da produção do canal veio acompanhada de outra ação exclusiva, também idealizada pela Take4. Felipe e Luccas foram morar juntos em uma mansão no Rio de Janeiro, cujos ambientes foram totalmente equipados e personalizados para a criação de uma atmosfera de reality show, formato inédito na internet brasileira.