Blitz gravou DVD no Circo Voador e está lançando agora - Divulgação
Blitz gravou DVD no Circo Voador e está lançando agoraDivulgação
Por RICARDO SCHOTT

Rio - O nome do novo DVD da Blitz poderia ser 'De Volta ao Berço'. O grupo liderado por Evandro Mesquita optou por um objetivo 'Blitz No Circo Voador', indicando a volta da banda a seu lugar de origem, em abril de 2017, para gravar o quarto DVD. "Inauguramos os dois Circos, no Arpoador e na Lapa", recorda o vocalista.

"A gente quis que esse disco tivesse um clima de volta às raízes, já que a gente tinha gravado o disco 'As Aventuras II', no clima do primeiro ('As Aventuras da Blitz', de 1982). Foi muito emocionante tocar lá novamente", conta Evandro, que pôs apenas sete músicas da fase clássica da banda no DVD. Entre elas as indefectíveis 'Você Não Soube Me Amar' e 'A Dois Passos do Paraíso', além de uma pouco lembrada, 'Vítima do Amor'.

O repertório de 'Blitz No Circo Voador' é tomado por músicas novas, do 'Aventuras II', como 'Nu Na Ilha', 'Noku Pardal', 'Martelinho de Ouro' e 'Estrangeiro Aventureiro'. Antes que alguém pergunte se a comemoração não pediria uma chuva de hits da antiga, Evandro já explica. "Isso também tem a ver com o clima do Circo, do nosso começo. Naquela época, ninguém conhecia ainda nossas músicas, já que elas nem estavam gravadas ainda", diz.

Adolescentes

No DVD, há participações de Alice Caymmi (na tragicômica 'Noku Pardal'), dos saxofonistas Milton Guedes e George Israel e do Afroreggae. A atual formação da Blitz inclui dois músicos da formação clássica: o baterista Juba e o tecladista Billy Forghieri. Os demais músicos são Rogério Meanda (guitarra), Claudia Niemeyer (baixo) e as vocalistas Nicole Coutinho e Andréa Cyrne. Evandro comemora o fato de a banda estar sendo descoberta por uma galera que nem era nascida quando a banda lançou seu trio básico de LPs, entre 1982 e 1984.

"Tem adolescente que descobre a banda na internet, ou nos discos dos pais. Vemos isso no palco. Isso mantém o show vivo. A gente sempre teve uma boa entrada em todas as gerações. Lembro das matinês que fazíamos no Roxy Roller. Era quase o mesmo show, mas sem os palavrões", brinca Evandro. "É uma característica nossa, assim como a de entrar em todas as classes sociais. Não tem fórmula exata para isso bater, mas tem nosso humor e nossa teatralidade. É como se fôssemos uma escola de samba pop", diz o cantor.

E será que a Blitz não foi inspiração para os blocos pop que desfilam no Carnaval carioca? "Pois é, tem o Sargento Pimenta, que faz uma coisa de Beatles, de rock com marchinha. A gente fez isso bastante. Tomara que a gente tenha inspirado. No caso dos blocos, o que me preocupa mesmo é a sujeira que fica nas ruas depois, o cara que joga lata de cerveja na rua, mija no chão", aponta.

Na TV

Dirigido por Paulo Fontenelle, o DVD 'Blitz No Circo Voador' é uma parceria da banda com a gravadora Deck e com o Canal Brasil - que exibiu a apresentação na TV ontem e reprisa o especial no dia 2 de março. "Para a gente é legal ir para a estrada e depois ter o DVD, estar no Spotify, na TV. Ajuda a imortalizar nossa relação com o Circo", diz.

 

Você pode gostar
Comentários