O momento da noite: Frances McDormand põe o Oscar no chão e pede que as indicadas se levantem - FOTOS AFP
O momento da noite: Frances McDormand põe o Oscar no chão e pede que as indicadas se levantemFOTOS AFP
Por

Rio - Festa máxima do cinema e uma das datas mais significativas da indústria do entretenimento, a 90ª entrega do Oscar, ontem de madrugada, encarou de frente embora com leveza e algum humor a recente onda de reações contra assédio e os pedidos de maior representatividade. A cerimônia mais 'real' dos últimos tempos, porém, consagrou uma fábula. 'A Forma da Água', uma bem-feita mas insossa história de amor entre uma faxineira muda e um humanoide anfíbio, foi o grande vencedor da noite, com quatro estatuetas incluindo Diretor, para o mexicano Guillermo del Toro, e Melhor Filme.

Os inimigos da vez não foram poupados. O mestre de cerimônias, Jimmy Kimmel, apresentadores de categorias e laureados fizeram várias menções a Donald Trump e a ex-poderosos do showbiz acusados de abuso sexual como o produtor Harvey Weinstein.

Salma Hayek, Ashley Judd e Annabella Sciorra, que garantem ter sido vítimas de Weinstein, apresentaram vídeo com depoimentos sobre representatividade e justiça e declararam que as coisas mudaram. "Todo mundo está recebendo uma voz para expressar algo que vinha acontecendo desde sempre, não só em Hollywood, mas em cada segmento da vida", falou Mira Sorvino.

Kumail Nanjiani, comediante de origem paquistanesa indicado pelo roteiro do autobiográfico 'Doentes de Amor', resumiu: "Alguns dos meus filmes favoritos foram feitos por homens brancos heterossexuais sobre homens brancos heterossexuais. Agora vocês podem ver filmes comigo e se identificar. Não é tão difícil, fiz isso minha vida inteira".

O rapper Common, que interpretou com Andra Day uma das canções da noite, criticou Trump. "Um presidente que se move com ódio/ Ele não controla nosso destino / Porque Deus é grandioso", cantou.

O discurso mais impactante foi da Melhor Atriz, Frances McDormand, de 'Três anúncios para um crime'. Ela pôs a estatueta no chão e pediu para as mulheres indicadas em todas as categorias ficarem de pé. "Olhem em volta, damas e cavalheiros, porque todas temos histórias para contar, projetos para ser financiados", disse, aplaudida."Não falem conosco nas festas esta noite. Convidem-nos aos seus escritórios, em alguns dias, ou podem vir aos nossos, o que for melhor, e lhes falaremos delas", bradou. "Tenho duas palavras, 'inclusion rider'", concluiu, em referência a cláusula nos contratos que garante diversidade na equipe.

DEU LADRÃO NA FESTA DOS PREMIADOS
Terry Bryant, o gatuno da festa
Terry Bryant, o gatuno da festaCara Buckley/NYT/Twitter
Publicidade
Se a festa foi politicamente correta e sem sustos, o 'after' teve fortes emoções. O Oscar de melhor atriz que Frances McDormand ganhou foi surrupiado na mão-leve no jantar oferecido aos vencedores. O gatuno acabou preso depois.
A atriz "o havia colocado na mesa e estava conversando" quando o prêmio sumiu, segundo Cara. Frances foi vista chorando do lado de fora do baile depois de desistir de procurar a estatueta, o segundo Oscar da carreira, após receber o prêmio de melhor atriz há 21 anos por 'Fargo'.
Publicidade
Mas a noite teria final feliz. A jornalista do 'New York Times' Cara Buckley, que estava na festa do 'Governors Ball', percebeu a movimentação. Ela explicou que um fotógrafo que estava trabalhando para o chef-celebridade Wolfgang Puck responsável pelo bufê do evento viu um sujeito com um Oscar na mão e estranhou. Pressionado, o meliante largou o troféu e saiu correndo na multidão.
Já com o troféu na mão, Frances ainda pediu que liberassem o bandido, mas seguranças o detiveram e o entregaram à polícia. Identificado como Terry Bryant, o mão-leve foi preso e teria de pagar US$ 20 mil de fiança para responder em liberdade.
Publicidade
Elegância e extravagância
Jennifer Lawrence, uma das mais bonitas
Jennifer Lawrence, uma das mais bonitasFOTOS AFP
Publicidade
.
Publicidade
Quem sobe e quem desce na 90ª entrega dos prêmios da Academia
Director Guillermo del Toro poses in the press room with the Oscars for best picture and best director during the 90th Annual Academy Awards on March 4, 2018, in Hollywood, California.  / AFP PHOTO / FREDERIC J. BROWN
Director Guillermo del Toro poses in the press room with the Oscars for best picture and best director during the 90th Annual Academy Awards on March 4, 2018, in Hollywood, California. / AFP PHOTO / FREDERIC J. BROWNFOTOS AFP
.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários