'Gritos e Sussurros encerra ciclo de debates em homenagem a Bergman - Divulgação
'Gritos e Sussurros encerra ciclo de debates em homenagem a BergmanDivulgação
Por O Dia

Rio - O projeto Psicanálise & Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), encerra o ciclo “100 anos de Ingmar Bergman” com a exibição de “Gritos e Sussurros”, no dia 27 de julho, às 19h30. 

O tema em debate a partir de “Gritos e Sussurros” é “Bergman e o Silêncio de Deus”. O filme lançado em 1972 é reconhecido como uma das maiores obras-primas do cinema, com Liv Ullmann, Ingrid Thulin e Harriet Andersson no elenco. Recebeu 22 prêmios internacionais, incluindo um Oscar, um Globo de Ouro, além de prêmios em Cannes, na Itália, no Brasil, entre outros.

“A obra de Bergman, seja como cineasta ou escritor, propicia debates interessantíssimos sobre as vicissitudes da solidão versus as dificuldades narcísicas na vida dos casais; a consciência da finitude e o desamparo humano em todas as suas modalidades; o existir e o ‘de-existir’; o isolamento e a compaixão”, comenta Luiz Fernando Gallego, destacando o apoio da FJ Cines, que liberou sem qualquer ônus a exibição de “Gritos e Sussurros” no dia 27.

Durante o ciclo promovido pelo Psicanálise & Cinema, foram apresentados quatro filmes que permitiram debater os temas "Bergman e a loucura" e “Bergman como escritor”.

“Gritos e Sussurros” tem classificação etária de 18 anos e duração de 91 minutos. Entrada é franca. As inscrições e reservas devem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. A reserva é válida até 10 minutos antes do início da sessão. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no bairro Humaitá.

 

 

Você pode gostar