Retrospectiva Música 2019: Confira os artistas que bombaram no ano
Além de IZa, Luísa Sonza, Anitta, Kevin O Chris e Dilsinho também se destacaram
Cantora Iza. Reprodução do Instagram - Reprodução do Instagram
Cantora Iza. Reprodução do InstagramReprodução do Instagram
R
Ricardo Schott
Rio - Na música, só deu eles em 2019, um ano bastante variado, e que consagrou carreiras cujo sucesso já vinha se definindo. E quem se deu melhor foi a turma que fez todo mundo dançar.
Iza é do mundo
A cantora, que ficou famosa há dois anos com o sucesso 'Pesadão', logo se tornou um ícone da música, do empoderamento e da diversidade. Coroou o êxito com uma apresentação para milhares de fãs no Rock In Rio, em que apresentou 'YoYo', da drag queen Gloria Groove, ao lado de um grupo enorme de dançarinos - destacando no centro uma "izinha" (a pequena Luara, de 9 anos, com visual igual à da cantora). E ela deu o primeiro passo rumo a uma carreira internacional: fez show em Nova York em outubro e lançou no dia 8 de novembro 'Evapora', single gravado ao lado da americana Ciara e do trio Major Lazer.
Para tocar no rádio
Anitta - Reprodução do Instagram
Anitta Reprodução do Instagram
Anitta trouxe novidades em 2019. Lançou o álbum visual 'Kisses', fez um feat com ninguém menos que Madonna em 'Faz Gostoso', teve um sucesso que costuma ser mais associado à parceira Ludmilla ('Onda Diferente', que virou pivô de uma briga entre as duas), gravou com Marilia Mendonça ('Some Que Ele Vem Atrás') e fechou o ano com uma parceria com MC Cabelinho, 'Até o Céu'. Fez duas apresentações históricas: uma no Rock In Rio, e outra, gratuita, no Parque Madureira. Mas frequentou mais o jornalismo de celebridades, graças ao namoro com Pedro Scooby.
Na novela
Xande de Pilares - Divulgação/Wander Moreira
Xande de PilaresDivulgação/Wander Moreira
Xande de Pilares mandou bem no ano que está acabando. A começar pelo fato de ter aparecido todas as noites na abertura do sucesso das 21h 'A Dona do Pedaço', da Globo, soltando a voz numa regravação de 'Tá Escrito', do repertório de seu ex-grupo, Revelação. Além disso, o sambista gravou DVD ao vivo, 'Xande nos Braços do Povo', em novembro no KM de Vantagens Hall. E pouco antes da gravação, dia 31 de outubro, deu o pontapé inicial em mais uma turnê pela Europa, abrindo com um show em Portugal.
Ludmilla vetada
Ludmilla se apresenta no 'Prêmio Multishow' - Marcello Sa Barretto / Ag. News
Ludmilla se apresenta no 'Prêmio Multishow'Marcello Sa Barretto / Ag. News
A funkeira surpreendeu os fãs casando-se com a dançarina Brunna Gonçalves um dia após pedi-la em casamento. E seu mais recente single, 'Verdinha', causou polêmica pela alusão à maconha na letra ("eu fiz um pé lá no meu quintal, tô vendendo a grama vendinha a um real"), e pelo fato de a cantora e suas dançarinas aparecerem fumando no meio de uma plantação de alface. O clipe chegou a ser censurado no YouTube, e depois liberado. Ludmilla também cantou no Rock In Rio e se desentendeu com Anitta por causa da autoria de 'Onda Diferente'.
Nota triste
"A natureza das fotografias expostas e os comentários realizados pelo réu através do seu perfil na então rede social Twitter demonstraram o inequívoco objetivo de humilhar e ultrajar os referidos mortos" - Reprodução/Instagram
"A natureza das fotografias expostas e os comentários realizados pelo réu através do seu perfil na então rede social Twitter demonstraram o inequívoco objetivo de humilhar e ultrajar os referidos mortos"Reprodução/Instagram
No Carnaval, uma das músicas que 'pegaram' foi 'Jenifer', de Gabriel Diniz ("o nome dela é Jenifer/eu encontrei ela no Tinder"), ajudando a divulgar ainda mais o aplicativo de encontros e colocando em alta rotação um clipe em que a atriz Mariana Xavier interpretava a personagem-título. Gabriel, que vinha de outros hits, não teve tempo de aproveitar o sucesso: em maio, sofreu um acidente de avião e morreu com 28 anos. O cantor seguia para Maceió (Alagoas) para se encontrar com os pais e comemorar o aniversário da namorada. O avião caiu em Estância (Sergipe).
Pagode jovem
Dilsinho - Divulgação
Dilsinho Divulgação
Dilsinho vinha de outros sucessos e consagrou-se em 2019. O cantor de pagode gravou dia 18 de dezembro um DVD no Recife, Pernambuco, e prosseguiu na união de estilos que tem marcado os lançamentos de artistas populares: convidou o grupo Atitude 67, Thiaguinho e a dupla sertaneja Henrique & Juliano. Sua 'Péssimo Negócio' ficou entre as mais tocadas de 2019 e, para coroar o sucesso, o artista foi surpreendido com o título de cantor do ano pelo Prêmio Multishow.
Ela é sapeca ela
Caderno D - Entrevista com a cantora Lexa. Rj, 15 de outubro. - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Caderno D - Entrevista com a cantora Lexa. Rj, 15 de outubro.Marcio Mercante / Agencia O Dia
Não há dúvida de que Lexa teve o melhor ano de sua carreira em 2019. A funkeira está fazendo bastante sucesso com 'Sapequinha' (fora 'Combatchy', gravada com Anitta, MC Rebecca e Luísa Sonza, e que subi aos primeiros lugares das plataformas digitais), fez uma turnê pela Europa entre oi fim de novembro e o começo de dezembro e ainda foi coroada rainha de bateria da Unidos da Tijuca. Outros lançamentos recentes da cantora, como 'Chama Ela', feita em parceria com Pedro Sampaio, e 'Apimentadíssima', ao lado de Dennis DJ, também bombaram.
Dupla da Gaiola
Kevin O Chris - Gabriel Valadão / Divulgação
Kevin O ChrisGabriel Valadão / Divulgação
No funk carioca, eles comandaram: o caxiense Kevin O Chris surpreendeu os fãs ao aparecer no palco do Lollapalooza ao lado de Post Malone e fez sucesso internacional nas plataformas digitais com 'Ela é Do Tipo'. Em novembro, tornou-se o brasileiro mais ouvido do Spotify. E Rennan da Penha, ligado, como Kevin, ao popular Baile da Gaiola, saiu da prisão, conquistou prêmios, assinou com a Sony Music e já anunciou a gravação de um DVD, que será gravado no dia 14 de janeiro, no Espaço Hall, Barra da Tijuca.
Furacão louro
Luisa Sonza - Reprodução Instagram
Luisa SonzaReprodução Instagram
Luísa Sonza foi uma das cantoras que "fizeram" 2019. Foi neste ano que ela lançou o seu primeiro álbum solo: 'Pandora'. Foi convidada para participar da Dança dos Famosos, do 'Domingão do Faustão', e mesmo não tendo chegado à final, aparecer todos os domingos na telinha não é para qualquer um. E mais recentemente, teve o êxito de 'Combatchy', com Anitta, MC Rebecca e Lexa. Fora a parceria internacional com a boy band PrettyMuch, em 'The Weekend'.
'Mãerília'
Marilia Mendonça - Reprodução da internet
Marilia MendonçaReprodução da internet
Marília Mendonça deu à luz seu primeiro filho, Léo. Chegou a anunciar uma interrupção na carreira para cuidar da criança. Mas não ficou só nas notícias da vida pessoal e manteve a sofrência como um dos estilos mais ouvidos de 2019. Lançou o álbum ao vivo 'Todos os Cantos', ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Estourou 'Todo Mundo Vai Sofrer' e ainda coneguiu sucesso como convidada de Anitta em 'Some Que Ele Vem Atrás'. Já anunciou sua volta aos palcos para 6 e 7 de março de 2020, no Espaço das Américas, em São Paulo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.