Guga Nandes
Guga NandesDivulgação/Universal Music
Por Filipe Pavão*
Rio - O YouTube liberou neste mês uma lista com dez nomes da música brasileira para ficar de olho ao longo de 2021. Dentre os selecionados, está um carioca que vem chamando atenção na internet por suas composições e voz: o pagodeiro Guga Nandes, de 23 anos. O artista, que começou a subir vídeos no YouTube em 2015, não para de colecionar feitos importantes e hits como “Presentinho”. Apesar disso, ele conta que ficou surpreso por ser incluído na lista de apostas do YouTube.
Publicidade
“Reagi [a notícia] de forma assustada, sabe? Em um país que tem tanta gente talentosa e gente boa, saber que estou entre os 10 escolhidos é maravilhoso. Além dos números que só crescem, das pessoas que estão comentando e não param de seguir nas redes sociais, receber essa notícia é incrível”, diz Guga.
Mas a relação do morador do Catete, Zona Sul do Rio, com a música vem desde a infância. Ele já cantou gospel na Igreja, diferentes estilos musicais no coral infantil da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB e participou de programa de calouro na TV. Anos depois, os vídeos no YouTube e as palinhas nos shows de terceiros abriram as portas para que ele alcançasse o sonho antigo de viver de música.
Publicidade
“O pagode sempre fez parte da minha vida, principalmente na infância. Eu ficava batucando com meus amigos no intervalo da escola, cantando Rodriguinho, Exaltasamba e Revelação. Aquilo ali marcou a minha vida, mas não só isso. Nos finais de semana, eu ia para a casa dos meus tios e era de lei: churrasco e pagode”, relembra.
“Comecei a gravar vídeo para o YouTube cantando gospel, depois MPB e outros estilos. Até que eu vi comentários de que a minha voz era parecida com a do Ferrugem e a do Dilsinho e que me pediam para cantar músicas deles. Quando eu cantei uma, o pessoal do pagode apareceu mais ainda. Os cantores foram repostando nas redes deles e eu vi um caminho se abrindo. Com esses vídeos, eu conheci muitas pessoas importantes que me fizeram chegar onde estou”, diz Guga.

Romântico à moda antiga
Publicidade
Guga começou a compor ao mesmo tempo que iniciou as postagens no YouTube porque queria mostrar sua identidade, seu lado autoral e suas vivências aos seguidores. “Eu me considero um cara romântico como os antigos, de dar aliança e flores. Quando eu amo, eu amo demais. Quando eu sofro, eu sofro demais. Eu tento sempre colocar isso em forma de música”, conta.
Ele ainda relembra que o seu maior sucesso, a faixa “Presentinho”, que tem mais 38 milhões de visualizações no YouTube, foi composta em apenas 15 minutos. “Ninguém acredita quando eu falo isso. Peguei o violão, a música veio e comecei a escrever conversando com uma menina que gostava. A música foi saindo. Quando vi, tinha terminado. Postei nas minhas redes sociais e todo mundo começou a comentar, reagir e curtir. Hoje, ver a proporção da música é algo maravilhoso”, revela Guga.
Publicidade
Parcerias
Seu primeiro trabalho discográfico, o DVD “Pra Não Desgrudar”, que foi lançado em 2020 pela Universal Music, trouxe parcerias com os pagodeiros Suel e Mumuzinho, além dos cantores pop Vitão e Gabily. Ele confessa que não acreditava que já fosse gravar com artistas consolidados no universo do pagode e que se surpreendeu com o retorno do público.
Publicidade
“’Reticências’ com Suel ganhou as ruas, as casas e as pessoas. A parceria com o Mumuzinho sempre é pedida nas redes sociais também. A Gabily e o Vitão deram outro rumo para mostrar que o Guga Nandes é uma mistura boa de vários estilos”, diz o cantor, que ainda tem vontade de gravar com nomes como Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto, Thiaguinho, Belo, Péricles, Luan Santana e Ludmilla.  
* Estagiário sob supervisão de Tábata Uchoa