Marilyn Monroe
Marilyn MonroeReprodução
Por O Dia
Rio - A estátua de Marilyn Monroe em que a atriz está com o vestido voando e a calcinha à mostra irá retornar para a cidade de Palm Springs, na Califórnia. A decisão está causando revolta no diretor do Museu de Arte de Palm Springer, Louis Grachos, onde a estátua vai ficar, e uma petição online foi criada para a imagem de Merilyn não voltar ao local.

"A ideia das crianças deixando nosso museu e, logo de cara, vendo as roupas íntimas dessa enorme escultura de Marilyn seria algo altamente ofensivo", explicou Louis. No entanto, Aftab Dada, diretor do Palm Springs Hilton e chefe do PS Resorts, organização que determinou a volta da estátua, defendeu a decisão e disse que a obra "deixa a maioria das pessoas muito feliz". "As fotos tiradas e transmitidas para todo o mundo não farão outra coisa senão beneficiar a cidade de Palm Springs", avaliou em entrevista ao site "NPR".


Uma petição online com mais de 40 mil assinaturas foi criada para tentar impedir a instalação da "Forever Marilyn" alegando que é "hipersexualizada e misógina", além de citar o movimento Me Too, em que diversas atrizes de Hollywood denunciaram casos de assédio na indústria do cinema.

"[A escultura] envia uma mensagem para a comunidade, seus visitantes (especialmente crianças jovens e inocentes) e turistas de que isso de alguma forma representa 'a verdadeira Marilyn', a Marilyn que a atriz teria ficado orgulhosa de ver celebrada. Bem, não é. Na verdade, é o oposto. Ela queria ser levada a sério como artista e não apenas como um ícone sexual. Nós nos juntamos a outros para pedir à cidade de Palm Springs que venere, e não profane, sua memória", disse a instituição.