Bárbara Paz.Globo / Raquel Cunha

São Paulo - O 78º Festival de Veneza, que acontece entre os dias 1º e 11 de setembro, anunciou nesta segunda-feira, 26, seu júri oficial, que será presidido pelo sul-coreano Bong Joon Ho, diretor de "Parasita". Foram divulgados também os participantes da mostra Orizzonti para curtas metragens, na qual figura o filme "Ato", de Bárbara Paz.
Publicidade
A atriz e cineasta, que conquistou o Leão de Melhor Documentário na edição de 2019, com "Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou", participa agora com um trabalho estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. Eles vivem o casal Ava e Dante: enquanto ele se encontra em um processo de travessia, ela é uma profissional do afeto. "Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios e o medo constante da morte, o afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência", comenta Bárbara, em comunicado divulgado por sua assessoria.
Entre os filmes que vão disputar o principal prêmio, o Leão de Ouro, estão "Spencer", do chileno Pablo Larrain, sobre a Lady Di, "Sundown", do mexicano Michel Franco, "La Caja", do venezuelano Lorenzo Vigas, "Competência Oficial", dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, "La Gran Belleza", do italiano Paolo "Sorrentino, The Card Counter", do americano Paul Schrader, e "The Lost Daughter", da também americana Maggie Gyllenhaal.
Publicidade
O festival será aberto com o novo longa do espanhol Pedro Almodóvar, "Madres Paralelas". O júri da competição oficial é completado pelo diretor italiano Savério Costanzo, a atriz belgo-francesa Virginie Efira, as também atrizes Cynthia Erivo (Grã-Bretanha) e Sarah Gadon (Canadá), o cineasta romeno Alexander Nanau e a chinesa Chloé Zhao, diretora do premiado "Nomadland".