Aos 54 anos de carreira, uma das mais famosas duplas sertanejas do país mostra nova fase Brunno Rangel / Divulgação
"Esse álbum está sendo uma realização de muitos anos. Praticamente desde o começo da nossa carreira, a gente sempre sonhou em fazer um álbum com som mais pesado. Enfrentamos muitas dificuldades no começo de tudo, então fomos nos adaptando e adiando esse sonho. Depois de mais de 50 anos, achamos que temos o direito de fazer esse experimento, estamos realizando uma ideia muito antiga que finalmente estamos tendo a possibilidade de mostrar para o nosso público", explica Chitãozinho.
"É como se estivéssemos lançando a dupla "José e Durval", que tem a oportunidade de começar agora. É uma brincadeira, uma forma que a gente encontrou de trazer um som que a gente também gosta, mas que talvez Chitãozinho e Xororó não gravasse", completa Chitãozinho.
Parcerias surpreendentes
O álbum "José & Durval" tem participações especiais que reforçam essa diversidade. Entre os convidados estão a cantora Simone Mendes, a banda Fresno, o grupo japonês Begin, com quem gravaram em japonês, e o cantor americano Joshua Bovill (Beauville), com quem cantam em inglês.
"Já pensamos na Simone Mendes com a música 'Romance de Filme', porque remete muito ao timbre da voz e a interpretação forte dela, e a gente precisava de uma cantora para chegar ali e imprimir uma interpretação de muita personalidade. O Josh, que é o cantor americano, a música já estava pronta há alguns anos e nós resgatamos muita coisa que gravamos e não lançamos. Os japonês Begin também, até o clipe já estava pronto, precisamos só dar mais uma adaptação dos dias de hoje", explica Chitãozinho. "Já o Fresno, o Lucas (vocalista) me ligou e sugeriu uma nova parceria após nosso projeto anterior. Foi tudo feito nos 40 segundos do último tempo", brinca Xororó.
A liberdade de criar um projeto com sonoridade diferente brilhou aos olhos da dupla, mas Chitãozinho afirma que eles não deixaram suas características de lado. "A gente procura preservar o jeito de cantar, o nosso timbre, a nossa interpretação e a nossa característica. Essa nossa identidade não vai mudar nunca. O que a gente muda? Os arranjos, as levadas, a infraestrutura que vem por trás da nossa voz. Então, quem acompanha a nossa carreira sabe disso, o álbum tem um som mais pesado, mas a característica da dupla nunca mudou, nunca vai mudar e isso é o que identifica mais o nosso trabalho", reforça.
Setlist dos shows
Apesar da 'pegada' diferente do novo disco, a dupla garante que continuará cantando os maiores sucessos da carreira em suas apresentações. "O show de Chitãozinho e Xororó continua com os clássicos, como os fãs amam… Pode ser que entre uma canção nova o outra, mas 'José e Durval' é uma realização pessoal, um projeto que equilibra meu gosto por rock e música pop, com a paixão do Chitão por sertanejo… é um novo olhar para nós, como artistas, uma forma de apresentar o que a gente ouve, o que influencia nossa trajetória de mais 54 anos de carreira", explica Xororó.