Camilla e Renata Reprodução/Instagram

Rio - O almoço especial do "BBB 25" segue repercutindo e o argumento de Renata para não amarrar Camilla com outro participante, que era uma das consequências, foi motivo de nota de repúdio divulgada pela equipe da trancista. 
O perfil oficial de Camilla descreveu a situação. "Ao mencionarem o quarto Nordeste, Eva citou que separaria Camilla e Thamiris, Renata disse que não fazia sentido amarrar pessoas do mesmo quarto, Maike disse 'Até porque, a Camilla cozinha mano', em seguida, Renata complementou 'ah mas aí a gente se lasca também, tu sabe né? Porque a gente que tá na xepa, ela cozinha pra gente'", escreveu em nota. 
Em seguida, a equipe apontou o racismo estrutural no comentário dos participantes. "Independente da intenção, falas como essa são inaceitáveis. Elas reforçam a naturalização da ideia de que pessoas negras ocupam posições de servidão, o que deve ser desconstruído diariamente. É fundamental ressaltar que o papel da mulher não se limita à cozinha. Essa visão reducionista perpetua desigualdades e apaga a diversidade de capacidades, sonhos e conquistas femininas. Mulheres podem e devem ocupar qualquer espaço que desejarem", acrescentou. 
Por fim, o comunicado reforçou a luta por uma sociedade mais igualitária. "Reafirmamos nosso compromisso com a igualdade e o respeito, e esperamos que situações como essa sirvam de aprendizado para todos. O combate ao racismo e ao machismo começa na consciência de cada um e se fortalece na mudança de atitudes."
A equipe de Renata também se manifestou sobre o episódio. "O contexto foi a rotina da casa, sem qualquer conotação discriminatória. Esse mesmo argumento, inclusive, já foi usado em outras dinâmicas também por outros participantes. Entendemos que a fala seja sensível no contexto racial e pedimos desculpas por isso, acrescentando que Renata e sua equipe não são perdidas no assunto. Esperamos que os envolvidos dialoguem dentro da casa".