O Prefeito Eduardo Paes entrega as chaves da cidade ao Rei Momo como abertura oficial do Carnaval do Rio de Janeiro. Fotos: Pedro Ivo/ Agência O DiaPedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - O prefeito Eduardo Paes (PSD) entregou as chaves da cidade para o Rei Momo, Djferson Mendes da Silva, de 34 anos, no início da tarde desta sexta-feira (17), em solenidade que abriu oficialmente o Carnaval Carioca 2023. Este ano, a maior festa popular do país volta a acontecer no Rio em sua data tradicional. Em 2022, o evento foi realizado em abril por conta da pandemia da covid-19.
"Ano passado, ainda sob os efeitos da pandemia da covid-19, não pudemos celebrar como gostaríamos essa festa tão importante, que tem um espírito de humor e alegria. Esse é um momento dos mais sérios para quem exerce a honrosa função de prefeito da mais incrível de todas as cidades, que é o Rio de Janeiro. É com muita alegria, celebrando a vida e a democracia, que eu tenho a honra de passar a chave da cidade para o Rei Momo. Viva o Carnaval carioca!", comemorou o prefeito.
Realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a cerimônia contou com apresentações de artistas e também da banda da Guarda Municipal.
Em seu primeiro Carnaval como Rei Momo, Djferson recebeu as chaves acompanhado da Rainha Mari Mola, ex-musa da Paraíso da Tuiuti, além das duas princesas, Monalisa Lucia Souza de Carvalho e Rhuanda Monteiro Risso. Ele não escondeu a alegria: "Depois de dois anos de pandemia, esse Carnaval é histórico. É com muita honra que eu, Djeferson Mendes da Silva, o primeiro e único, na qualidade de maior parlamentar dessa festa, declaro oficialmente aberto o Carnaval da democracia na cidade do Rio de Janeiro", afirmou o Rei Momo.

A Banda da Guarda Municipal tocou marchinhas, e a bateria da Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Grupo Especial no ano passado, deu um show. Participaram também da cerimônia a família do Mestre Candonga (guardiã oficial da chave da cidade), a dupla do Rio sobre perna-de-pau, Raul Faria Lima e Isa Xavier, e a bateria da escola de samba Grande Rio, além de integrantes da Velha Guarda do Salgueiro, Império Serrano, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel.

A abertura oficial do Carnaval dá início às comemorações na cidade, que já tem cortejos de diversos blocos nesta sexta-feira, como o Carmelitas, percorrendo as ruas de Santa Teresa a partir das 15h. Além do bloco tradicional do Centro, estão previstos outros 19 em toda cidade.
Prefeitura monta esquema especial para o Carnaval

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para o Carnaval 2023, com a atuação de diversos órgãos municipais, que terão equipes de prontidão para a prestação de serviços aos cidadãos durante toda a folia. O planejamento operacional inclui o Desfile das Campeãs, no dia 25.

"O Carnaval já está acontecendo há mais de três semanas com os blocos de rua e os ensaios técnicos na Sapucaí. Mas o Carnaval oficial começa este final de semana e já está tudo pronto para o início dos desfiles na Sapucaí. A cidade está preparada para receber todo mundo que vem visitar e curtir essa grande folia, que é a maior festa popular do planeta", disse o presidente da Riotur Ronnie Costa.

Outros detalhes sobre a programação dos eventos e a operação especial montada pela Prefeitura estão neste link:
https://prefeitura.rio/riotur/prefeitura-do-rio-apresenta-o-plano-operacional-para-o-carnaval-2023/