Sambódromo é o palco dos desfiles do Grupo EspecialArmando Paiva / Arquivo O Dia

Rio - A Riotur informou na manhã deste sábado (22) que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento, "sejam os desfiles das escolas de samba ou outro tipo de evento cultural". O documento tem validade de um ano.

O Certificado de Aprovação foi emitido na sexta-feira (21), pela Diretoria Geral de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, após a regularização de todos os requisitos necessários, listados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que garantiu o funcionamento da infraestrutura nos últimos anos.

"Isso representa um marco significativo para a organização do Carnaval. Antes, o evento era realizado com documentos provisórios, emitidos às vésperas dos desfiles, o que comprometia o planejamento. E, agora, o equipamento Sambódromo não precisará mais pedir essa autorização", explicou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

De acordo com o órgão municipal, o "alvará definitivo para a estrutura do Sambódromo proporciona maior segurança jurídica e operacional, permitindo que os organizadores tenham mais tempo e clareza para planejar todos os detalhes da festa".

Vale ressaltar que mesmo com o documento definitivo, a aprovação para a realização de um evento, expedida pela Diretoria Geral de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros (DGDP), exigida para qualquer equipamento, como estádios esportivos ou centro de convenções, continuará a ser necessária. Ela deve ser requisitada e é responsabilidade dos produtores do evento, complementou a Riotur.
Em nota encaminhada à reportagem de O DIA no início da tarde de sábado (22), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, informou, porém, que o Sambódromo ainda não está liberado para o desfile das escolas de samba de 2025. "Após vistoria realizada nesta sexta-feira (21, a Passarela do Samba recebeu o Certificado de Aprovação, documento que atesta que a estrutura está legalizada apenas no que tange a segurança contra incêndio e pânico. A autorização para o evento na Sapucaí nos dias de Carnaval não foi emitida. Este é um processo distinto, que ainda está em tramitação na Corporação, dependendo de outras vistorias", explicou a corporação.