Marmitas ajudam a manter a alimentação saudável no dia a dia Reprodução / Freepik

Estar com a alimentação em dia é fundamental para quem quer curtir os blocos do primeiro ao último minuto do Carnaval. Antes de cair na folia é de suma importância estar bem nutrido e hidratado para evitar qualquer contratempo fora de casa. Consumir alimentos nutritivos pode fazer a diferença no final do dia.
A nutricionista Maria Simas recomenda que, pouco antes de sair de casa rumo aos blocos e desfiles, os foliões devem buscar alimentos ricos em proteínas e carboidratos para dar uma maior saciedade durante o dia de curtição.
“As proteínas magras e os carboidratos complexos são essenciais para garantir energia constante e evitar o cansaço precoce. As proteínas são fundamentais para a recuperação muscular. Os carboidratos complexos ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, prevenindo os picos e quedas de energia que podem causar sensação de cansaço”, orienta a profissional.
Após um dia inteiro de bloco, o ideal é repor tudo o que foi deixado para trás pelo nosso organismo. A profissional da saúde destaca a importância da reidratação, que é fundamental para que não haja qualquer tipo de sequelas da folia.
“Depois de dias intensos de festas, a hidratação deve ser prioridade. Devemos beber muita água e bebidas que ajudem a repor os eletrólitos, como água de coco e isotônicos. Voltar à rotina de alimentação, priorizando escolhas mais saudáveis e evitando alimentos processados também é fundamental. Consumir alimentos ricos em probióticos, como iogurtes naturais, também é interessante, pois nossa flora intestinal pode ficar alterada”, completa.
Além da alimentação pré e pós blocos, Maria também aconselha aos foliões que levem pequenos alimentos que sejam boas fontes de calorias para não deixar a energia diminuir durante os dias de festejo. E claro, sem deixar a hidratação de lado.
“Com o calor que está fazendo e perigoso levar alimentos perecíveis, então as barras de proteínas são opções bem interessantes, pois irão fornecer energia e te manter saciado. Uma outra opção são as frutas secas como damasco, tâmara, banana desidratada e uvas passas, porque são ricas em fibras e açúcares naturais, proporcionando energia rápida”, finaliza.
Alimentação pré-bloco
Prato de comida com frango, arroz integral, feijão, salada e legumes; ou, caso seja pela manhã, um sanduíche com pão integral com frango desfiado com requeijão e salada. Acompanhado de bastante água ou suco natural.
Alimentação pós-bloco
Prato de comida com macarrão com atum e molho de tomate caseiro; ou lanche sendo uma tapioca com frango desfiado e requeijão. Acompanhado de bastante água de coco ou isotônico.