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Rainhas e musas encantam na abertura dos desfiles do Grupo Especial

Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira vão atravessar a Sapucaí neste domingo (2)

Rio - O Carnaval carioca começou com muita energia e beleza das rainhas e musas do primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, neste domingo (2). As escolas Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira marcam presença na Marquês de Sapucaí.
Entre os destaques da noite, Andressa Marinho, rainha da a Unidos de Padre Miguel, e as musas Jaquelline Grohalski e Jéssica Ellen, conquistaram os holofotes ao desfilarem com muito brilho e samba no pé. Ambas passaram pela avenida com o sorriso no rosto, representando com orgulho a agremiação que retorna ao Grupo Especial após 52 anos de espera. A UPM, campeã da Série Ouro em 2024, trouxe um enredo "Egbé Iyá Nassô".
Maria Mariá brilhou em seu terceiro desfile como rainha de bateria da G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense. Com um figurino prateado, adornado com aplicações de búzios e cristais, além de um costeiro de penas, ela representou o sal. A escola levou para a avenida o enredo "Ómi Tútu ao Olúfon - Água fresca para o senhor de Ifón", que narra o desejo de Oxalá de visitar o reino de Xangô.

Erika Januza, rainha de bateria da Viradouro – atual campeã do Carnaval do Rio –, desfilou com uma impactante fantasia dourada inspirada no carcará, pássaro mensageiro de Malunguinho. O enredo "Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos" celebrou a luta por liberdade e resistência, promovendo um forte diálogo entre culturas afro e indígenas.

Lore Improta, musa da Viradouro, encantou em seu sexto ano na agremiação com uma fantasia representando o Chá de Jurema. Durante sua apresentação em frente ao setor 6, a dançarina sofreu um pequeno imprevisto ao escorregar e cair na avenida. No entanto, se levantou rapidamente e seguiu sambando com garra, sendo ovacionada pelo público.

Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira, desfilou com um figurino rosa, mas enfrentou um possível problema com sua fantasia, deixando um dos seios à mostra. Representando a matriarca das paixões, ela incorporou o espírito do enredo "À Flor da Terra - O Rio da Negritude Entre Dores e Paixões", que trouxe uma forte narrativa social, exaltando a historicidade preta.
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