Presidente da Porto da Pedra se revolta com falta de verba para as escolas da Série Ouro
'Eles só olham para o Grupo Especial e quando a gente reclama ainda ficam de cara feia', desabafou ele no minidesfile na Cidade do Samba; Liga RJ se manifesta
Presidente da Porto da Pedra, Fabio Montebelo - Reprodução/Instagram
Presidente da Porto da Pedra, Fabio Montebelo Reprodução/Instagram
Rio - Presidente da Porto da Pedra, Fabio Montebelo fez um longo desabafo no minidesfile das escolas da Série Ouro, que aconteceu neste sábado (6), na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária. Ele começou denunciando a falta de recursos financeiros para as escolas e também citou ameaças recebidas quando reclamam das dificuldades enfrentadas neste período que antecede o Carnaval.
fotogaleria
"Até hoje não saiu um dinheiro para a escola do Grupo de Acesso, mas a gente, com a responsabilidade, trouxe nossa escola aqui para fazer o Carnaval. Eles só olham para o Grupo Especial, e quando a gente reclama, ainda ficam de cara feia", iniciou.
Montebelo agradeceu aos presidentes da Série Ouro e elogiou o empenho de todos diante de tantas dificuldades.
"É difícil fazer isso que o Grupo de Acesso fez aqui hoje. É barracão pegando fogo, não tem barracão para a escola, mas estamos aqui. Quando a gente reclama, eles ficam de cara feia. Pode ficar de cara feia, nós temos que reclamar", continuou.
O presidente da Porto da Pedra também citou que a Série Ouro representa o Rio de Janeiro e nenhuma escola do Grupo Especial é melhor que o Grupo de Acesso. "A gente tem que estar aqui brigando, porque eles não são melhores do que a gente. Aqui corre o sangue, é comunidade, é o Rio de Janeiro, mas a verba, o dinheiro, só vale pra eles e a gente não pode nem reclamar porque tem bicheiro, ameaça, entendeu? Mas tem eu aqui, eu não tenho medo dessas p*" prosseguiu.
Por fim, Fábio concluiu: "A grana é só para eles e a gente fica com a migalha. Não tem barracão, não tem p* nenhuma e não pode nem reclamar que é ameaçado, mas a gente resiste e não tem medo dos filhos da p*".
Procurada pela comentar o desabafo e a denúncia de falta de verba, a Liga RJ disse que "o cronograma de destinação está seguindo o planejado" e emitiu a seguinte nota:
"A Liga RJ informa que a declaração do presidente de honra da Porto da Pedra reflete exclusivamente sua opinião pessoal. A Liga mantém uma ótima relação institucional e respeitosa com a Liesa e com todos os órgãos públicos envolvidos na organização do Carnaval.
Reforçamos que os preparativos para o Carnaval de 2026 seguem em plena normalidade e dentro dos prazos estabelecidos pelos órgãos competentes".
A reportagem também tentou contato com a Riotur, mas não obteve retorno até o momento.
Porto da Pedra esclarece falas do presidente
Em nota, neste domingo (7), o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra publicou um pronunciamento sobre as falas do presidente. Segundo a agremiação, a manifestação ocorreu "em um contexto de insatisfação com a demora na liberação dos recursos e teve como finalidade externar a preocupação com as condições oferecidas às escolas do grupo de acesso". A escola reconheceu, no entanto, que a forma como a colocação foi expressa não foi a mais adequada.
Leia a nota na íntegra:
"O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra vem a público prestar esclarecimentos sobre recentes declarações de seu Presidente de Honra a respeito dos repasses financeiros destinados às agremiações para o Carnaval 2026.
A referida manifestação ocorreu em um contexto de insatisfação com a demora na liberação dos recursos e teve como finalidade externar a preocupação com as condições oferecidas às escolas do grupo de acesso, defendendo que estas sejam tratadas com maior dignidade, respeito e equidade. A agremiação reconhece, no entanto, que a forma como a colocação foi expressa não foi a mais adequada.
No que diz respeito à LIESA, o Unidos do Porto da Pedra reafirma que mantém uma relação harmoniosa, respeitosa e pautada no diálogo com seus diretores, reiterando sua consideração institucional por todos. Esclarece ainda que não houve, em hipótese alguma, a intenção de desrespeitar a entidade ou questionar sua importância.
A agremiação também manifesta seu profundo respeito, admiração e reconhecimento pela relevância histórica e pelo legado deixado pelos fundadores da Liesa, cuja contribuição foi fundamental para a consolidação e o fortalecimento do carnaval carioca.
O Unidos do Porto da Pedra segue comprometida com a valorização do samba, com o desenvolvimento de suas comunidades e com a união entre todas as agremiações, sempre pautada pelo respeito institucional."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.