Bebel GilbertoReprodução/Instagram

Rio - Bebel Gilberto, filha dos cantores João Gilberto e Miúcha e sobrinha de Chico Buarque, se desculpou após ter pisoteado a bandeira do Brasil em show e causar revolta na internet. Durante uma apresentação na última terça-feira (19), realizada em São Francisco, nos Estados Unidos, a cantora afirmou estar descontente com o país neste momento. “Desculpe fazer isso, mas vocês acham que estou orgulhosa de ser brasileira ou não?,” disse a artista, conhecida por sua carreira internacional, antes de cantar a música "Bananeira".
Após polêmica, a cantora usou suas redes sociais para se retrarar. "Foi um ato impensado meu, porque se tivesse tido tempo de raciocinar teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo - essa gente que sequestrou os símbolos nacionais e corrói a democracia brasileira com o seu projeto autoritário de poder", iniciou o relato. "Foi por esse motivo que soltei o nome do inominável no meu gesto impulsivo no palco. Imediatamente depois, porém, me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público", continuou.
A situação repercutiu após vídeo ser compartilhado e criticado pelo ex-secretário especial de Cultura, Mario Frias, e Bebel comentou sobre isso. "O excelentíssimo Secretário de Cultura, no entanto, ignorou essa parte do vídeo e fez aquilo que sabe fazer de melhor. Não, não é escrever o português com erros, mas manipular a informação para instigar a base de fanáticos que o segue", afirmou a cantora.
"Publico aqui o vídeo completo em que me desculpo", ressaltou Bebel. "Amo o Brasil e tenho certeza de que em breve os radicais do ódio serão varridos para o lixo da História. Aos brasileiros de bem que como eu são defensores intransigentes da democracia mas se sentiram ofendidos com o meu ato impensado, minhas sinceras desculpas. O Brasil é maior que qualquer governo ou político", concluiu.
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bebel Gilberto (@bebelgilberto)

Outros famosos também criticaram a atitude de Bebel, como a apresentadora Sonia Abrão. "Foi o choque que eu precisava pra que minha sensação de estarmos indo ladeira abaixo virasse certeza", começou o desabafo. "Que podridão no ato de Bebel! Alienada e covarde! Isso não é protesto, é achincalhe! Quem pisoteia nossa bandeira, não merece pisar nosso chão! Que fique por lá", completou.