Rui Costa decreta luto oficial de três dias na Bahia pela morte de Gal CostaReprodução/Twitter

Rio - Rui Costa, governador reeleito na Bahia, lamentou publicamente a morte de Gal Costa, nesta quarta-feira (9), e decretou luto oficial de três dias no Estado. A cantora baiana morreu aos 77 anos, em São Paulo, e em breve serão divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento. Ainda não se sabe a causa da morte.
"Lamento profundamente a morte de Gal Costa. Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias", escreveu Rui Costa no Twitter.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu no dia 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia. A artista trabalhou em uma loja de discos em Salvador, onde conheceu o cantor João Gilberto. Em 1963, ela foi apresentada a Caetano Veloso por sua amiga Dedé Gadelha, que na época era casada com o cantor.
Em 1964, Gal participou da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, ao lado de nomes como Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé, entre outros. A artista ainda utilizava o nome Maria da Graça quando lançou "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil, em 1965.
Gal Costa ficou conhecida como uma das maiores vozes da música popular brasileira e deu voz a clássicos como "Baby", "Meu nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal", "Pérola Negra" e "Barato total".