Fábio Porchat encanta a web ao compartilhar áudio da avó, Maria Alice, sobre acessibilidade para surdosReprodução/Instagram

São Paulo - O ator Fábio Porchat , de 39 anos, encantou seus seguidores no Instagram ao compartilhar uma sequência de áudios de sua avó, Maria Alice, em que criticava a falta de acessibilidade para os surdos em filmes dublados.


"Oi, Fábio! Queria te fazer uma pergunta. Você tem contato com esses caras, com essas firmas que fazem dublagem, né?", começa dona Alice no primeiro áudio. Na sequência, ela contextualiza a sua reclamação.
"Eu não entendo uma coisa. Eu não sou contra dublagem, não! Acho ótimo mas, às vezes, têm umas vozes que a gente não consegue ouvir. E eu fico muito com pena de gente surda, está entendendo? Que não ouve nada, que nem usando o aparelho resolve. Que não pode assistir a filme dublado quando não tem legenda", diz a senhora.

Em seguida, a avó argumenta: "Por que que não botam legenda, mesmo dublado? Eu, por exemplo, assisto àquele "Supernatural", no "Prime [Video]", e tem legenda no dublado. Inclusive, eles fazem ruídos para o surdo ouvir. Eu não entendo essa coisa contra o surdo. O surdo não tem vez, o cego tem".

Logo depois, Maria Alice faz uma promessa: "Eu vou ligar para algum deputado desses obrigando a ter legenda como é nos Estados Unidos".
Confira: