Heloísa PerisséReprodução/Instagram

Rio - Heloísa Périssé engasgou em um restaurante e foi salva por sua fonoaudióloga, Mônica Bretas. A atriz falou sobre o assunto e relembrou os momentos de pânico que passou, em entrevista ao "Fantástico" neste domingo (03). Ela afirmou que quase morreu por conta do incidente.
"Estava comendo um pedaço de frango, até brinquei que não estava muito afim. Do que coloco na boca e me dou conta, já estou sem ar. Eu contei que não conseguia respirar, nem tossir, que é uma sensação muito louca. Ela veio por trás de mim, mediu meu umbigo e fez tum", relembrou Heloísa.
A fonoaudióloga aplicou a manobra de Heimlich, que é um procedimento de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas superiores, já que a atriz estava sem ar.
A manobra de Heimlich é uma técnica simples e eficaz que pode salvar vidas em situações de emergência. Posicione-se atrás da pessoa que está engasgada e coloque seus braços ao redor da cintura dela.

Incline a pessoa para frente, de modo que o tronco dela fique inclinado para frente em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Coloque um punho fechado entre o umbigo da pessoa. 
Com a outra mão, segure o punho fechado e pressione rapidamente para dentro e para cima, em direção ao diafragma da pessoa.

Repita a compressão abdominal até que o objeto ou alimento seja expelido e a pessoa consiga respirar normalmente.
Mônica fez questão de ressaltar que "as pessoas dizem para bater nas costas ou dar água, medidas que não são resolver, pelo contrário, podem piorar a situação".