Rio - Anitta perdeu mais de 100 mil seguidores em menos de uma hora após compartilhar imagens de sua vivência religiosa no candomblé para divulgar o clipe da música "Aceita" que fala sobre sua fé. O assunto entrou para os mais comentados do X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (13) com a frase "Aceita Anitta".
fotogaleria
A maioria das mensagens são de fãs da cantora apontando que a perda de seguidores e comentários negativos são devido à intolerância religiosa.
"Em um país onde tantos terreiros são queimados e pessoas são mortas por causa da intolerância religiosa, uma artista colocar a sua cara a tapa e trazer essa visibilidade é algo muito foda", escreveu uma seguidora.
"O post da Anitta é um soco na cara dos intolerantes, eu amo!", disse um seguidor.
"Indo ver a Larissa expondo sua religiosidade num país tão intolerante, ela é muito corajosa", comentou outro internauta.
Desde janeiro do ano passado, quem pratica crimes de intolerância religiosa pode pegar até cinco anos de prisão, além de multa. A lei 14.532 equipara injúria racial ao racismo e também protege a liberdade religiosa.
"A intolerância religiosa ainda é um desafio para a nossa sociedade... A liberdade religiosa e o culto são direitos constitucionais.", disse o pós-doutor Babalawô Ivanir dos Santos - Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ).
Os casos de intolerância religiosa podem ser denunciados através do Disque 100, um serviço do governo, cresceu muito nos últimos 3 anos.
Anitta reage após perder seguidores
Após perceber que estava perdendo seguidores depois da postagem, Anitta reagiu nos stories do Instagram.
"Perdi 100 mil seguidores depois de anunciar o clipe que vou mostrar minha religião. Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo que já não me serve mais", comentou ela, nos stories. "Nessa minha nova fase escolhi qualidade e não quantidade. Axé", completou.
Na publicação feita nesta manhã, a Poderosa, que é do candomblé, religião de matriz africana, compartilhou algumas fotos e a sinopse da Unidos da Tijuca para seu Carnaval 2025, que será dedicado ao orixá Longun Edé.
"Eu sou Longun Edé. O grande príncipe herdeiro da raça dos meus pais! Tenho a sensibilidade e a inteligência de minha mãe e a bravura e a esperteza de meu pai. Caçador e pescador, sou minha própria natureza. Sou o único capaz de reunir todos os mundos. Sou o equilíbrio entre os homens e as mulheres", inicia a legenda.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.