Francisco Gil apoia a mãe, Preta Gil, durante internação na UTI após cirurgia de 21 horasReprodução / Instagram

Rio - Francisco Gil, de 29 anos, publicou nesta quinta-feira (26) uma foto com a mãe, Preta Gil, de 50, que está internada na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde que foi submetida a uma longa cirurgia para a retirada de tumores. Na imagem, o artista aparece de mãos dadas com a cantora e dando um sorriso.

"Colado com ela nesse processo todo e vendo de perto uma aula de vida. É muita força, resiliência... e evoluindo a cada dia. Ela está bem!!! Agora mais uma parte difícil: ir embora depois dessa semana toda de hospital juntos. Tem sido assim durante todo esse processo... mas é justamente ela quem mais me incentiva a ir, fazer meu trabalho, cantar... e voltar. Porque ela sabe que estou sempre com ela e que sempre vou correr pra esse colo. Lutando juntos!", declarou Fran.

O filho de Preta também fez um elogio a equipe médica que está cuidando da cantora. "Só dá pra ir embora por conta dessa rede, todos os médicos e enfermeiros que sobem e descem esse elevador ai também! A importância de ser tão amada e amar é ter essa proteção e essa dedicação toda", declarou o artista ao postar uma selfie no elevador do hospital.

Mais cedo, um novo boletim médico sobre o estado de saúde da cantora foi divulgado: "A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta sinais de melhora após a cirurgia realizada na última quinta-feira (19). A paciente encontra-se estável, já andou e iniciou a alimentação por via oral. A paciente está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira".

A cirurgia de Preta teve início às 6h do dia 19 de dezembro e foi concluído às 3h do dia 20, totalizando 21 horas de duração. Preta foi diagnosticada com um tumor no intestino em janeiro de 2023 e chegou a anunciar a remissão da doença no fim daquele ano. No entanto, em agosto de 2024, exames de monitoramento indicaram a volta do câncer em diferentes partes do corpo: dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio, membrana que protege os órgãos abdominais.