Filha de Maira Cardi e Arthur Aguiar é diagnosticada com Transtorno do Processamento Sensorial Reprodução / Instagram

Rio - Maira Cardi, 41, revelou que sua filha, Sophia, fruto do relacionamento com o ator Arthur Aguiar, 35, foi diagnosticada com Transtorno de Processamento Sensorial (TPS). A descoberta aconteceu após uma amiga psicóloga infantil identificar sinais característicos na menina e alertar a influenciadora, que decidiu buscar tratamento especializado.
A influenciadora explicou que Sophia apresenta hipersensibilidade sensorial desde a infância, mas que, até então, atribuía os comportamentos da filha a birras comuns da idade. "Em resumo, o cérebro age de maneira diferente das outras pessoas porque a percepção sensorial é diferente. É como se os sentidos dela fossem aguçados, o tato, a audição, a visão, o cheiro", contou Maíra em um vídeo publicado no TikTok.
A coach compartilhou que o diagnóstico trouxe mudanças na forma como lida com Sophia. "Eu achava que era uma frescura. Mas, agora, descobrindo que é um transtorno, uma hipersensibilidade sensorial, muda completamente. Porque muda minha abordagem com ela, minha paciência, muda o tratamento que ela vai iniciar agora. E inclusive eu não forçar ela a alguma coisa que não posso forçar. Se você força a sua criança, você pode causar um dano muito maior".
Os sinais do transtorno
Maira deu detalhes sobre quando percebeu que algo estava errado. "A Sophia tem hipersensibilidade sensorial, que é fragmento dentro disso, é o que a gente mapeou até agora. Ela nasceu com a hipersensibilidade auditiva. Quando ela era bebê, ela tinha muita dificuldade para dormir de dia, e começou a arrancar os cabelos da cabeça, de tanto nervoso por não conseguir dormir. Sophia acordava 10 vezes durante a noite, e de dia ela não dormia. A gente isolou todo quarto dela de barulho, de luz, de tudo, e colocava uma música de dormir. O quarto dela, eu mandei fazer acústico, como se fosse um estúdio de música, e o breu da escuridão".
Com o passar dos anos, outras sensibilidades começaram a surgir. Maíra relatou que Sophia desenvolveu um problema de pele, mas recusava a aplicação de cremes por conta da sensação tátil. "Ela não me deixa passar o creme, ela chora muito, grita, ela tem agonia. Eu achava que era birra. Eu já comecei a notar que tinha alguma coisa estranha. Outro dia eu cheguei em casa e ela estava chorando porque tinha lavado a mão, mas estava agoniada. E é um choro desequilibrado. Eu notei que aquilo ali não era normal".
A textura das roupas e cheiros também são fatores que incomodam Sophia. "Ela não usa todas as roupas. Às vezes ela gosta da roupa, mas a textura faz com que ela não fique com a roupa. Ela tem a angústia com a roupa. Eu fui pesquisar o que era. Sophia é muito agoniada com cheiro", finalizou.
Confira:
@cardinigro Descobri que a Sophia tem TPS e achei importante compartilhar a informação com vocês! #Maternidade #TPS #familia #filha #mae #transtorno ♬ som original - Cardi Nigro