No ar em ’Volta por Cima’, da TV Globo, Gabriela Dias celebra estreia da primeira novelaThais Magalhães / TV Globo
"Eu estou entendendo como funciona o ritmo de novela. É muito interessante porque todo dia consigo aprender a relação dos personagens e das das pessoas com o núcleo, com os atores. [...] É minha primeira novela e espero que seja a primeira de muitas. É muito incrível", celebra.
Na trama, Gabriela interpreta Miranda, uma personal trainer e professora de academia que se dedica intensamente aos treinos de seus alunos. No entanto, por trás da determinação, ela esconde um segredo: sente vergonha de suas origens humildes e tenta se passar por uma garota da Zona Sul do Rio de Janeiro. A jovem é prima de Cida, interpretada por Juliana Alves.
Assim, a artista conta como é contracenar com profissionais que ela admirava. "É muito interessante também quando a gente já admira o trabalho de algumas pessoas. Poder trabalhar com elas é muito incrível! Facilita a convivência e a relação. Com a Ju (Juliana Alves) foi muito assim também. Eu já a conhecia e já tínhamos uma relação, um carinho muito grande. Já admirava o trabalho de outras pessoas também. Então, fazer esse trabalho é um estudo diário", analisa.
A atriz, que já integrou o elenco dos filmes "Vale Night (2019)" e "Casamento à Distância (2021)", e das peças teatrais "MPB - Musical Popular Brasileiro" e "Yabás- Mulheres Negras", conta como é fazer parte de uma novela. "Está sendo um aprendizado...O formato de televisão é engraçado...É uma indústria muito corrida e é interessante por isso, porque é diferente do teatro. No teatro você tem um tempo, já sabe o que vai acontecer. Na televisão, não. O autor pode mudar a história a qualquer momento".
A intérprete de Miranda, então, comenta a empolgação de descobrir o rumo da trama a cada lida no roteiro. "A gente sempre vive numa ansiedade boa. Sempre fico muito empolgada para saber quando saem novos capítulos. Eu falo: 'eu vou ler aqui todo mês o que está acontecendo'. Cada semana é uma nova descoberta, uma nova relação com a personagem e com as pessoas. [...] É muito gostoso fazer novela", frisa.
Em 2015, a jovem teve o talento reconhecido pela websérie autoral "Tá Bom Pra Você?" ao conquistar o Troféu Raça, uma premiação que celebra contribuições significativas para a inclusão e valorização da comunidade negra. O trabalho, disponível no YouTube, é uma parceria da artista com a mãe, a também atriz Kenia Maria.
Filha de pais brasileiros, a venezuelana veio para o Brasil quando tinha 10 anos. Assim como a sua personagem no folhetim "Volta por Cima", a atividade física está presente na vida da atriz desde a infância. Por influência do pai, o ex-jogador de futebol Ronaldo Couto, ela praticou natação e muay thai quando era criança. "Eu comecei na musculação com 17 anos e gosto muito de academia".