Evelyn CastroJohnne de Oliveira / Divulgação
Evelyn Castro nega ser fogosa como Zenaide de 'Êta Mundo Melhor': 'Extremamente tímida'
Atriz adianta que a personagem ainda vai aprontar muito com Zulma na novela, e fala sobre o trabalho no filme 'A Sogra Perfeita 2'
Rio - Nascida e criada na Zona Norte do Rio, Evelyn Castro, de 44 anos, arranca boas gargalhadas dos telespectadores como Zenaide, em "Êta Mundo Melhor", novela da faixa das 18h, da TV Globo. Funcionária e grande aliada de Zulma (Heloisa Périssé) no orfanato Casa dos Anjos, a personagem é o tipo de vilã que o público ama odiar devido ao jeito espontâneo e debochado.
Se no folhetim de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, Zenaide é "fogosa" e não disfarça o interesse quando vê um homem bonito, a atriz se diz o oposto da personagem. "Sou extremamente tímida. Nunca me achei apta a chegar em ninguém", diverte-se.
A artista, que ganhou notoriedade nacional ao integrar o elenco do Porta dos Fundos - produtora de conteúdo de vídeos engraçados para a internet -, também brinca com o fato da empregada sempre estar atenta às fofocas do orfanato. "Ela é absurda, se passa demais sendo fofoqueira. Eu até gosto (de fofoca), mas se você falar: 'não passa adiante', vai morrer em mim. E até esqueço que recebi", confessa.
Ambiciosa, Zenaide armou para cima da 'patroinha', recentemente, ao fazer Simbá (Arthur Yera) se passar pelo filho de Candinho (Sergio Cazé) para ajudar Ernesto (Eriberto Leão) em um plano para tirar dinheiro do caipira, só que acabou se dando mal. Questionada pela dona do orfanato sobre o caso, a personagem justificou a mentira devido a volta do vilão, mas não a convenceu.
Apesar da discussão, as cúmplices fizeram 'as pazes'. "Eu brinco que é uma relação tóxica entre as duas, porque a Zenaide também está querendo se dar bem. A Zulma prejudica a Zenaide, mas elas precisam daquela relação ali para se manter... Acredito que dentro dessa realidade delas, elas gostam uma da outra e necessitam dessa validação. Elas conseguem cumplicidade nessa amizade tóxica", analisa Evelyn.
Com Zulma, Zenaide coloca as crianças órfãs para ajudarem nas tarefas domésticas e dá broncas nelas. "Ela é extremamente sem paciência com aquelas crianças, porque ela não tem mais paciência em viver aquela vida ali. Ela quer se dar bem também. Tem uma ingenuidade na Zenaide. Mas no fundo ela se apega a aqueles pestinhas, que é como ela os chama, e é infantil. Tem uma mentalidade igual a das crianças, por isso, acaba se igualando, principalmente, na hora das broncas, nas atitudes dela", acredita a atriz.
Em capítulos previstos para irem ao ar nesta semana, a personagem vai sugerir à Zulma que ela provoque um incêndio na sala reformada onde Estela (Larissa Manoela) vai ministrar aulas para os pequenos. Sem escrúpulos, a vilã vai concordar com a ideia. "Elas vão aprontar muito ainda, quem sabe até correr da polícia. Ali não se sabe quem é pior", comenta Evelyn.
A parceria em cena com Heloisa Périssé, inclusive, é motivo de alegria para Castro. "Eu assistia à Heloisa no teatro e a admirava. Descobrir que a Heloisa é essa pessoa sensacional... Eu não podia ter tido presente maior com esse trabalho, que é a vilania e de estar tendo a oportunidade de fazer uma vilã engraçada, leve no folhetim das seis com ela, que é uma das atrizes que me inspirou e que já me trouxe muita coisa boa e esperança nessa carreira. A vida não poderia ter sido mais linda comigo", vibra.
No elenco de 'A Sogra Perfeita 2'
Ao lado de Cacau Protásio, a atriz faz parte do elenco do filme 'A Sogra Perfeita 2', com previsão de estreia 11 de setembro, como a personagem Sheila. "Vocês podem esperar nessa continuação muitas surpresas e coisas boas, principalmente, no elenco, porque a gente tem Fafy Siqueira. Se para gente foi uma alegria ter essa mulher em cena, para vocês, eu tenho certeza que vai ser uma das grandes cerejas do bolo. O Ricardo Pereira também está no elenco, assim como Luís Miranda, como um vilãozinho. Foi algo inexplicável de bom. Ganhou um peso enorme no humor. E a nossa convivência foi incrível. Acho que isso também se refletiu na tela, sabe? Vocês podem esperar muita risada. E tem muita reviravolta".
Personagem homossexualem 'Tô de Graça'
Depois de duas temporadas, Marraia está de volta nos novos episódios do "Tô de Graça", humorístico do Multishow, protagonizado por Rodrigo Sant’Anna. Evelyn conta que tem um carinho especial pela personagem homossexual. "Eu amo. Falo da Marraia como se ela existisse mesmo, ela é alguém que me visita. A personagem me popularizou, devo muito a ela. Ela me traz um carinho enorme do público, um amor muito grande com a comunidade LGBTQIAPN+, mas também me traz um carinho enorme entre os homens héteros", comenta a artista.
Na preparação para o papel, a atriz ouviu mulheres e muitos casais lésbicos. "Houve críticas construtivas para construí-la, e isso só foi dando camadas para ela. E eu tenho muito respeito quando eu entro para fazê-la e isso faz total diferença. Eu amo muito a Marraia, ela representa um divisor de águas na minha vida, na minha carreira enquanto atriz, e me ensinou muito. Pretendo fazer mais outras temporadas.
Saúde e bem-estar
Mesmo com a rotina intensa de gravações, Evelyn prioriza a saúde. "A gente tem um tesouro na mão que é a vida. E essa percepção já mudou a partir do momento que eu me tornei mãe, que é a sensação de que não posso morrer, que tem um ser que depende de mim. Então, preciso cuidar de mim, porque quero vê-lo crescer, quero ser avó, quero ser bisa, quero também ter qualidade de vida. Não é só envelhecer, quero envelhecer bem...Quero também ter condições de continuar vivendo o meu sonho maior, que é o meu trabalho, que é fazer humor, atuar, e eu preciso estar bem", diz ela.
"A primeira coisa que penso no meu dia é: vou ter tempo para o meu treino, para me alimentar bem. Outra coisa é ter tempo para minha psicanálise, porque a mente é tudo... É a história dos sábios: mente sã, corpo são. Não tem segredo. Além disso, tem o espiritual, mas aí cada um na sua crença, na sua realidade, da forma que acredita. Hoje em dia, não tenho religião, mas não fico sem espiritualidade", destaca.




