Regina Miranda e os bailarinos de sua companhia na Casa França-Brasil
 - Divulgação
Regina Miranda e os bailarinos de sua companhia na Casa França-Brasil Divulgação
Por TÁBATA UCHÔA

Rio - O projeto 'Moda e Movimento', idealizado e produzido pela coreógrafa Regina Miranda, com curadoria da estilista Luiza Marcier, chega à Casa França-Brasil, no Centro, trazendo um novo olhar para moda, teatro e dança. A cada semana do mês de março, um desfile diferente apresenta ao público a produção dos principais estilistas brasileiros através de performances cênicas e coreografias.

A parceria de longa data entre Regina e Luiza foi o pontapé inicial para o projeto. "Há anos Luiza atua como figurinista para meus espetáculos, enquanto eu atuo como coreógrafa para as apresentações de suas novas coleções. Desde 2010 discutimos e propomos novas formas de instigar a latente criatividade de nossa cidade", conta a coreógrafa, que está prestes a voltar definitivamente ao Brasil após anos se dividindo entre Rio e Nova York.

Em uma época em que a sociedade impõe cada vez mais padrões, a ideia do projeto é brindar a diversidade. "Para a moda engajada de Ronaldo Fraga, por exemplo, escolhi um elenco de pessoas de 19 a 70 anos, com corpos e gêneros diversos. Desejei assim, promover a liberdade de escolha e evidenciar a diversidade como um valor gerador de novas dimensões sociais para a moda", explica Regina.

Um dos diferenciais do 'Moda e Movimento' é mostrar a relação entre pessoas e roupas e não usar modelos apenas como 'cabides'. "Nos desfiles tradicionais há uma padronização de corpos altos e muito magros, escolhidos para ressaltar as roupas e não as relações entre pessoas e roupas. 'Moda e Movimento' apresenta pessoas singulares com corpos vitais e expressivos em suas diversas idades e corporalidades", completa.

E não é de hoje que moda e dança andam lado a lado. Coco Chanel, nos anos 1920, já convidava coreógrafos para pensar posições de cabeça, as mãos no bolso e a postura final seguida do tempo do giro de seus modelos.

"Alguns fashion designers mundialmente famosos, como Issey Myiake, são motivados em suas criações por corpos dançantes e fazem questão de apresentar na passarela bailarinas e bailarinos. Creio que a dança irá cada vez mais influenciar a moda ao trazer para ela corpos cuja beleza é evidenciada por sua expressividade e não por padrões físicos ideais aos quais a maioria da população escapa."

Na próxima quinta-feira, Dia da Mulher, as estilistas Anne e Nina Gaul, que formam o coletivo O Estudio, agência de criação especializada em design e moda, mostram seu trabalho com a ajuda das coreógrafas Giselle e Flávia Tápias no desfile 'Cruzamentos: A Ciência Encontra a Arte?'.

O projeto ainda conta com criações de Guto Carvalho Neto, cuja performance será dividida em três atos com as confissões e desejos da carne como fio condutor para as coreografias de Giselle e Flávia.

O encerramento, na última quinta de março, terá roupas de Luiza Marcier apresentadas com a coreografia de Regina Miranda. "Celebramos nossa parceria com a primeira coleção de noivas de Luiza, com performance concebida e dirigida por mim e a participação de Marina Salomon e Patricia Niedermeier, atrizes/bailarinas da minha companhia", revela Regina.

A Casa França-Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro. Os desfiles acontecem sempre às 19h.

Você pode gostar
Comentários