Carlos Aguiar e sua filha, Fernanda, incentivam o consumo de vinho orgânico  
 - Leonardo Dourado
Carlos Aguiar e sua filha, Fernanda, incentivam o consumo de vinho orgânico Leonardo Dourado
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Focando na saúde e na qualidade do consumo, a opção por produtos orgânicos está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. E a variedade de ofertas já chegou até os vinhos.

De acordo com o sommelier Carlos Aguiar, que também escreve para o blog 'Wine in Rio' e é proprietário do e-commerce Rio Di Vino, um vinho orgânico dispensa a utilização de produtos químicos como pesticidas, fungicidas ou agrotóxicos. "O benefício disso é que além de consumir um produto livre de compostos químicos, o que diminui os efeitos colaterais da bebida, beneficia a saúde do produtor em longo prazo e contribui para o meio ambiente", ensina Carlos.

Sua filha, sócia e também sommelier Fernanda Aguiar afirma que estes vinhos não possuem sulfitos (substância utilizada para conservação) em sua composição. Isso diminui a quase zero os efeitos colaterais da ressaca. "Essa substância pode causar mal-estar e dores de cabeça. Portanto, a não-ingestão nos livra disso! Os vinhos orgânicos e biodinâmicos são os indicados para quem deseja acordar bem no dia seguinte", aconselha. "Um truque para amenizar os efeitos do álcool é beber um gole de água para cada três goles de vinho, para evitar a desidratação", completa.

Ela incentiva o consumo deste tipo de bebida e acrescenta: "Além de orgânico, o vinho pode ser vegano (quando nenhuma proteína animal é utilizada no processo de fabricação), o que o leva a fazer parte de uma rotina de alimentação saudável, mesmo que a pessoa seja vegetariana restrita".

MUNDO NOVO

A apreciadora de vinhos Ana Beatriz Barbosa, filha da falecida crítica gastronômica Danusia Bárbara, conta que tinha preconceito por achar que este tipo de produto seria caro demais para consumo. Mas se abriu ao novo. "Fui conhecendo produtos incríveis! Acho que, hoje em dia, você tem muita gente dando assistência aos que não entendem tanto. Vi que muitos vinhos orgânicos, além de mais saudáveis, geram um maior cuidado com a produção e a safra, e isso reflete na qualidade", garante a advogada. "Provo e degusto de todos os tipos. Sendo filha de crítica gastronômica, fui educada a ter mente e paladar abertos. Mas os orgânicos estão ganhando espaço no mercado, por causa da sua qualidade e sabor".

Você pode gostar
Comentários