Coluna Aventuras Maternas - Dra. Juliana Fagundes mostra a paciente como higienizar os dentes - Márcio Gallazi
Coluna Aventuras Maternas - Dra. Juliana Fagundes mostra a paciente como higienizar os dentesMárcio Gallazi
Por *Aventuras Maternas

Rio - O período de férias pode ser cheio de sorrisos, mas pode trazer uma grande dor de cabeça para os pais quando o assunto é saúde bucal, já que os pequenos ficam sem uma rotina definida e, às vezes, podem até esquecer de escovar os dentes.

Juliana Fagundes, especialista em odontopediatria e ortodontia infantil da Clínica Guedes Odontologia & Face, explica que, como nas férias os pais normalmente liberam mais guloseimas, é importante orientar quanto a melhoria dos cuidados com os dentes. Além disso, o ideal é tentar concentrar tudo que forem comer durante as refeições principais, sem beliscar tanto, pois a salivação ajuda na proteção das cáries.

Os cuidados já devem começar na dentição de leite. Patrícia Velloso, cirurgiã-dentista especialista em Dentística, conta que atendeu a uma criança de 7 anos que tinha nove dentes cariados. "O tratamento em si não foi tão difícil. Mas chega uma hora que a criança cansa, não quer mais abrir a boca, quer falar, levantar", diz. Para criar empatia, ela gosta de conversar na língua das crianças na sala de espera para quebrar o gelo. "Me apresento sem jaleco, falo coisas engraçadinhas e, quando vejo que é a hora, entramos. Não faço nada sem mostrar antes", explica.

Confira dicas das duas dentistas para manter a saúde bucal dos pequenos:

É importante escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, após as principais refeições, sem esquecer de usar o fio dental, sempre após a escovação;

Se a criança usar aparelho ortodôntico, é preciso cuidado com alimentos muito duros e passar o fio dental pelo arco, em cada dente;

Não se deve abusar dos doces e refrigerantes, pois provocam cáries e podem prejudicar o esmalte dos dentes;

Beber água ajuda na limpeza natural;

Alimentos como maçã, cenoura e banana ajudam a limpar os dentes;

O risco de cáries diminui sem a ingestão de açúcar. Mas resíduos que ficam nos dentes podem causar tártaro;

Desde o nascimento do primeiro dentinho de leite, é preciso ir ao dentista para diagnosticar lesões iniciais de cáries.

Você pode gostar
Comentários