Aventuras Maternas: Emoção e autoconfiança

Teatro é fonte de entretenimento e oportunidade para crianças acharem o seu espaço

Por O Dia

A estudante Júlia de Camargo Marques, de 12 anos, faz curso de teatro
A estudante Júlia de Camargo Marques, de 12 anos, faz curso de teatro -

Rio - O teatro é uma das mais importantes fontes de entretenimento e conhecimento para pessoas de todas as idades. E para os pequenos, especialmente, o que acontece em cima do palco será parte de suas melhores memórias da infância. Mas essa arte não é marcante apenas para quem assiste. Prova disso é a crescente procura por cursos de interpretação para adolescentes e crianças.

Para o professor de teatro Zé Helou, o palco é o lugar para a criança achar o seu espaço e se apropriar dele. "Elas ficam mais confiantes, mais generosas, mais concentradas. O teatro exercita o 'estar presente' no momento atual, coisa tão rara em um mundo tão tecnológico como o que estamos vivendo. Isso está relacionado a mente e ao corpo. É preciso estar ligado, atento. E estar presente 'aqui e agora' é um exercício diário", afirma.

Já Wilson Belém, professor de teatro do CEAT, explica que a arte tem relação com as formas mais arcaicas de aprendizagem, como o imitar, o brincar e o jogar, atividades, essas, fundamentais no processo de crescimento das crianças. "No jogo teatral, a criança lida com as descobertas, os medos e os desafios de forma simbólica, lúdica, criativa; soluciona problemas e conflitos, interage com o outro, expande sua imaginação e sua percepção do mundo. No teatro, a criança conhece mais de si mesmo e do mundo. E neste processo de conhecimento, a mente (pensamento e imaginação), a emoção e o corpo (sentidos e movimento) atuam juntos", esclarece. 

Há 5 anos fazendo teatro e com peças como 'Cinderella de Gato e Sapato' e 'A Arca dos Bichos' no currículo, Júlia de Camargo Marques, de 12 anos, começou as aulas como uma atividade extra da escola e depois entrou para outros cursos. A mãe, Grasiela Camargo, que também trabalha com teatro infantil pelo Clubinho de Ofertas, conta que a filha, desde muito cedo, já gostava de ir ao teatro e demonstrava um certo interesse em atuar.

"O teatro é uma arte que trabalha a expressão vocal, corporal e intelectual, que ajuda muito no desenvolvimento humano. Quando começa na infância, tem uma potência ainda maior, pois este é o período de maior aprendizado das pessoas. Ajuda a ter mais segurança e autoestima, incentiva a imaginação, a criatividade e a socialização. E estas são características apontadas como os principais diferenciais para o mercado de trabalho futuro. Quanto mais estimularmos as crianças através do teatro, seja fazendo cursos ou assistindo peças, mais estaremos contribuindo para a formação de adultos mais bem preparados", complementa.

 

Galeria de Fotos

A estudante Júlia de Camargo Marques, de 12 anos, faz curso de teatro Divulgação
Júlia de Camargo Marques, de 12 anos, faz curso de teatro - Aventuras Maternas Divulgação
Júlia de Camargo Marques, de 12 anos, faz curso de teatro - Aventuras Maternas Divulgação

Comentários