Hora de repor as energias

Confira as dicas de especialistas para recuperar o cabelo, a pele e o corpo após os dias de folia

Por O Dia

A modelo
Hellen Beatryce saiu nos blocos de rua do Rio
A modelo Hellen Beatryce saiu nos blocos de rua do Rio -

O Carnaval chegou ao fim. É hora de cuidar do corpo, do cabelo e da pele. Afinal, o tempo de exposição ao sol, a má alimentação e as poucas horas de sono afetam diretamente o organismo, seja de quem desfilou na Marquês de Sapucaí, como foi o caso da influenciadora Duda Almeida, ou curtiu a folia de camarote como a modelo Yris Araújo. Tem também as fãs dos bloquinhos de rua, como as modelos Hellen Beatryce e Nicole Luz e a atriz Mel Oliveira. Para ajudar a galera reenergizar o corpo todo, o DMullher conversou com algumas profissionais que darão dicas preciosas. Anote aí!

Renata Varella, profissional do Clube das Pretas, espaço especializado em hidratar cabelos crespos e cacheados sem química, explica o que é necessário fazer para recuperar os fios que foram castigados pelo sol, cloro da piscina, água do mar, suor e não foram lavados corretamente. "Um dos erros mais comuns que vemos está logo no primeiro passo, a higienização ou lavagem. Mais do que a quantidade de xampu, é importante a manipulação do produto no couro cabeludo. Comece a higienização pelo couro cabeludo, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos. Repita o processo de duas a três vezes. É importante retirar todo resíduo desde a raiz até as pontas do cabelo", explica a profissional.

A dermatologista Katleen Conceição, chefe do setor de dermatologia para pele negra do grupo Paula Bellotti, complementa: "Para quem ficou sem dormir, uma dica simples e bastante fácil de fazer é colocar sob os olhos compressas com chá de camomila duas vezes ao dia, durante dez minutos. Já a recuperação da pele pode ser feita com água thermal e filtro solar de três em três horas. Use produtos com vitamina C e ácido hialurônico que auxiliam na hidratação da pele".

 

TRATAMENTO CAPILAR

A especialista lembra ainda a importância da nutrição dos crespos e cachos. "Usar uma máscara de nutrição, ou seja, um creme de tratamento rico em óleos e gorduras, fazendo fitagem em mechas pequenas. Mais importante do que deixar o produto no cabelo por cinco ou dez minutos é fazer essa manipulação em mechas menores para que o fio receba os nutrientes da máscaras. A nutrição se preocupa com a reposição de lipídios, diminui o aspecto de ressecamento, porosidade e devolve brilho aos fios", diz.

Lidiane Silveira, do Studio Lidiane Silveira, em Botafogo, entrega as melhores ações para as alisadas e que possuem cabelos claros. "O melhor procedimento é fazer um tratamento de reconstrução a cada 15 dias. Basta misturar um pouquinho de creme hidratante com um abacate (1/3) e óleo de coco (1/2 colher). Bata tudo e aplique nos fios por 20 minutos. Depois é só enxaguar e pronto! Cabelos recuperados".

HIDRATAÇÃO

E qual será o melhor caminho para quem abusou do álcool e mandou a dieta para o espaço? Com a palavra, a nutricionista Izabella Rocha, da clínica Karla Assed. "O grande problema do álcool é que ele desidrata muito. Então, agora, o importante é cuidar da hidratação e não é com isotônico, ok? É para tomar água de coco, que ajuda a repor sódio e potássio, e água mineral para desintoxicar este fígado castigado. Também é bacana evitar gordura e apostar nas frutas, nos legumes e nas verduras, produtos frescos em geral. Tudo de forma muito equilibrada", avalia Izabella.

A nutricionista ainda faz alguns alertas: "O maior erro é a galera achar que passou o Carnaval, vai conseguir entrar em uma dieta radical. Tem gente que até toma produtos para urinar mais. Cuidado também com os excessos de cafeína: chá verde, chá branco e por aí vai. Eles mexem com a ansiedade e desidratam as pessoas".

RELAXAMENTO

A dermatologista Andréa Duarte, diretora da Clínica ADDerma, no Méier, dá dicas preciosas para quem torrou no sol sem protetor, exagerou no glitter, na purpurina e ficou noites sem dormir.

"O folião, às vezes, não quer perder um minuto passando o protetor e só percebe que abusou na Quarta-feira de Cinzas, quando a pele está ardida e craquelada. Nesse período, é importante reforçar o uso de hidratantes que tenham vitaminas antioxidantes (principalmente A,C e E), regeneradores celulares (Dpantenol), agentes anti-inflamatórios (niacinamida, palmidrol) e substâncias capazes de reter água na sua composição (ureia e ácido hialurônico)", diz.

Para quem dormiu pouco e agora está sofrendo com olheiras e acne, a dermatologista também tem a receita para se recuperar. "A opção é apostar em atividades de relaxamento e meditação. Elas podem ajudar a recuperar as horas de sono perdidas", recomenda. "Quanto ao uso de purpurina e glitter na maquiagem, é válido lembrar que estes componentes podem provocar reações alérgicas e irritação nos olhos. O ideal é que a pele esteja limpa e hidratada antes e depois do uso desses produtos. As loções micelares e os demaquilantes bifásicos são ótimos aliados", ensina a profissional.

Galeria de Fotos

A modelo Hellen Beatryce saiu nos blocos de rua do Rio Leonardo Pequiar
A atriz Mel Oliveira: fã dos bloquinhos Divulgação
A modelo Nicole Luz foi atrás dos bloquinhos da cidade Leonardo Pequiar
Influenciadora Duda Almeida curtiu a folia no camarote Lucas Mendes
A modelo Yris Araújo aproveitou o Carnaval de camarote na Sapucaí Divulgação

Comentários