Ketlin Groisman consumirá chocolate meio-amargo na PáscoaDivulgação

Rio - A Páscoa, celebrada neste domingo (20), é a desculpa perfeita para se jogar no chocolate! Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de consumir a delícia, já que alguns tipos da guloseima podem contribuir para o surgimento da acnes devido ao alto teor de açúcar.
"Os chocolates ao leite e os mais processados, com alto teor de açúcar e leite, podem estimular processos inflamatórios no organismo, além de desregular hormônios como a insulina, o que acaba favorecendo o aparecimento de espinhas", explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.
A combinação entre o alto índice glicêmico e o leite é especialmente problemática para quem já tem tendência à acne. "Alimentos ricos em açúcar aumentam a produção de sebo pelas glândulas da pele. E quando há excesso de oleosidade, os poros entopem mais facilmente, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias e o surgimento da acne inflamatória", destaca a profissional.
Para quem quiser curtir a Páscoa sem culpa, a dica é apostar no chocolate meio-amargo. "O chocolate meio-amargo, com 70% de cacau ou mais, é menos inflamatório e possui antioxidantes, como os flavonoides, que podem até ajudar na saúde da pele", aconselha Ana.
A influenciadora digital Ketlin Groisman vai seguir a sugestão. "Eu já tive acne e foi um período bem complicado, pois afetou a minha autoestima. Como sou apaixonada por chocolate, precisei dar um tempo e cuidar mais da minha pele. Passei a comer o (chocolate) meio-amargo e, desde então, não tive mais o problema", comenta ela, que também passou a adotar outros cuidados com a pele.
"Aprendi da pior forma que prevenção é o que vale. Me dediquei ao skincare e a uma alimentação mais balanceada para não deixar o chocolate de lado. Agora, não tenho reclamações e minha pele é outra, muito mais bonita e sem espinhas", completa. 
Pele saudável

Além da escolha do chocolate, outra recomendação para manter a pele linda é o reforço nos cuidados dermatológicos. "Manter a rotina de skincare com limpeza adequada, hidratação e uso de protetor solar é essencial. Além disso, beber bastante água e evitar exageros no consumo de doces são atitudes que fazem diferença", diz a dermatologista.
Caso haja aumento de cravos e espinhas nesta época do ano, Ana orienta: "Use um sabonete específico para o seu tipo de pele duas vezes ao dia, aposte em tônicos com ação adstringente ou calmante, e inclua produtos com ativos como niacinamida, ácido salicílico ou ácido azelaico, que ajudam a controlar a oleosidade e desinflamar a pele. Se necessário, converse com um dermatologista para avaliar a indicação de tratamentos como peelings ou limpeza de pele profissional".