A médica Heloisa Rocha explica que uma alimentação adequada é sinônimo de saúde para toda a vidaReprodução

 Olá, meninas!
Quem nunca se sentiu indisposto depois de comer certos alimentos que parecem saudáveis? Principalmente para nós, mulheres, o funcionamento do intestino nem sempre é certinho. Além disso, vocês sabiam que: arroz, castanhas, ovos, batata e leite podem provocar intolerância ou incompatibilidade no nosso organismo? Quem explica isso para a gente é a médica Heloisa Rocha, referência em terapia ortomolecular. Esse segmento da medicina ajuda a equilibrar o nosso organismo e pode também ser um grande aliado na busca da beleza. A especialista ensina que o nosso intestino é a grande chave para muitos problemas de saúde. Cuidando bem dele, teremos um corpo saudável, uma pele bonita, transbordando saúde.
“Mais de 80 % das reações imunológicas têm sua origem no intestino. Esse órgão deveria garantir uma barreira intransponível contra bactérias, vírus e outros agentes patogênicos, assim como, contra proteínas que podem ser reconhecidas como estranhas ao nosso corpo e nos causar doenças. Além disso, a intolerância ou incompatibilidade causada por alguns alimentos podem nos levar desde a uma simples sinusite até mesmo a uma doença mais grave como o câncer de intestino”, explica a médica Heloísa Rocha.
A médica explica ainda que o que é alimento para algumas pessoas, pode ser veneno para outras. Diferente das alergias clássicas, que se apresentam como reações na pele com inchaços e coceiras, essas reações por alguns alimentos são, na verdade, processos de inflamação e podem causar sintomas como: dores de cabeça crônicas, ansiedade e depressão, dores articulares, sinusites, rinites, colites, diarreias, prisão de ventre, fadiga e cansaço sem explicação.
“A intolerância alimentar se não tratada pode levar a quadros letais de câncer de cólon. Nós vivemos e morremos pela boca, por isso, uma vida saudável vem através da alimentação. O nosso intestino é o nosso segundo cérebro. Uma alimentação adequada é saúde para toda a vida”, destaca Heloisa.
Confira as dicas da especialista para uma vida com saúde e livre de problemas:
1 - Preste atenção no seu ritmo intestinal: se evacua todos os dias, se sente a sensação de "pleno esvaziamento", se tem estufamento abdominal diariamente (gases) e se sente azia.
2 - Se hidratar corretamente ajuda na formação de um bolo fecal de qualidade, sem provocar dificuldade no escoamento das fezes, assim evitando o aparecimento de lesões na parede do intestino.
3 - Observar quais os alimentos que não te fazem bem: aquele que toda vez que ingere você apresenta algum sintoma relacionado acima.
4 - Procurar um médico para realizar o teste de intolerância alimentar, para que você exclua o alimento que não te faz bem da sua dieta.
5 - Lembre-se sempre de pesquisar seu intestino em queixas que você jamais iria relacionar a ele com rinites, dermatites, queda de cabelo, ansiedade crônica, doenças de articulação, etc.
6 - Realizar periodicamente exames que nos mostrem a saúde da parede intestinal, como a colonoscopia.