A modelo com síndrome de Down Maju de AraújoReprodução
O mulherão Maju de Araújo
Modelo brasileira com síndrome de Down, que é ativista na luta pela inclusão social, sofreu ataques nas redes sociais
Aos 21 anos, ela já tem uma trajetória linda na carreira da moda e na luta pela inclusão social de pessoas com síndrome de Down. Maju de Araújo é uma modelo, influenciadora digital e ativista. A jovem virou um símbolo da busca por igualdade de direitos e de uma sociedade que faça o acolhimento das pessoas com Síndrome de Down. Com quase 800 mil seguidores no Instagram, ela dá voz à essas pessoas e se tornou uma grande defensora da inclusão e da representatividade. Uma mulher que inspira outras mulheres, o nosso destaque no “Mulherão” desta terça-feira.
Desde a infância, a menina já se interessava pelo universo da moda e dos desfiles. Aos 16 anos foi considerada a nova descoberta como modelo e começou a estudar e a se profissionalizar na área. Hoje, é conhecida como a primeira modelo com síndrome de Down a desfilar nas passarelas da Brasil Fashion Week, foi a primeira modelo brasileira com síndrome de Down a desfilar em uma semana de moda internacional, no Milão Fashion Week e também é a primeira embaixadora com a síndrome da marca internacional L’Óreal.
“Posso afirmar que quando me olho no espelho eu me orgulho muito da identidade que venho construindo, principalmente porque sei que não a construo sozinha, mas com o apoio, parceria e torcida de pessoas incríveis. Me descobrir modelo, não pela beleza exterior mas pelo poder de influência e exemplo que o cargo traz, impactou a minha vida de uma maneira extremamente positiva: me tornei uma pessoa mais autoconfiante”.
Pioneira em vários aspectos, Maju superou adversidades, mas mesmo assim não conseguiu escapar de um problema que atinge muitas mulheres, ela foi vítima de assédio sexual na internet. Recentemente, a mãe da modelo, a empresária Adriana de Araújo, publicou uma nota de repúdio contra os ataques sofridos nas redes sociais pela filha. Adriana também replicou os comentários repletos de ódio, preconceito e agressões sexuais.
"Não vamos permitir mais que o preconceito deliberado continue alcançando pessoas como a Maju, que sempre responderam a tudo com amor, doçura e educação. Isso não é só internet, esses não são perfis fakes. Isso é a nossa realidade e essas são pessoas reais, com intenções reais. Tomaremos todas as medidas cabíveis para denunciar e punir esse tipo de ação e lutaremos pelos direitos de proteção e respeito que, não só as pessoas com deficiência, mas todas as pessoas tem", disse Adriana de Araújo em nota.
Até quando nós, mulheres, vamos aceitar esse tipo de comportamento? Episódios cheios de intolerância, raiva, violência. É preciso dar um basta nisso! Todo o nosso carinho e afeto para esse mulherão incrível que é a Maju. Estaremos aqui unidas e fortes, umas pelas outras. Mexeu com uma, mexeu com todas!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.