Juliette Freire declarou que vai iniciar o processo de congelamento de óvulosReprodução

Olá, meninas!

A ex-BBB e cantora Juliette Freire, de 34 anos, divulgou recentemente em suas redes sociais que realizou o congelamento de óvulos devido à liberdade que o procedimento proporciona para preservar a fertilidade. "Vou começar o processo de congelamento de óvulos, porque a gata já está com 34 anos e eu quero ter liberdade. Depois dos exames, se estiver tudo certinho, ela a médica começa a aplicar as injeções, para depois colher. É muito bom o poder de escolha", declarou a artista.
Não só Juliette, mas outras famosas também já declararam a busca pelo procedimento, como a modelo Nicole Bahls, a atriz Carla Dias e a cantora Paula Fernandes. Para entender mais sobre esse procedimento, conversamos com Roberto Antunes, médico especialista em reprodução humana e diretor da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana.
O congelamento pode ser feito em qualquer idade, dependendo de ainda existirem óvulos nos ovários. Porém, os especialistas em reprodução humana aconselham as mulheres a realizarem o procedimento antes dos 35 anos, a fim de se obter óvulos em suas melhores condições fisiológicas para uso futuro.
“Quanto maior a idade, após os 35 anos, menor a qualidade dos óvulos e mais difícil é para conseguirmos recuperar quantidades que resultem em boas chances de uma gravidez futura. Outro ponto relevante é ressaltar que as mulheres que congelam óvulos, preservam a sua autonomia reprodutiva”, explica Dr. Roberto Antunes.
O procedimento acontece através de uma estimulação dos ovários por um período de 10 a 12 dias, com o uso de medicações. Uma vez que os folículos estejam nos tamanhos adequados é possível fazer a coleta dos óvulos. Depois, os folículos são avaliados em laboratório para a identificação dos maduros que serão congelados através de processo de vitrificação.
Uma vez que os folículos estejam nos tamanhos adequados passa-se para o próximo passo de amadurecimento dos óvulos. Cerca de 36h depois, é possível fazer a coleta dos óvulos via transvaginal com sedação leve. Os óvulos aspirados são avaliados em laboratório para a identificação dos maduros que serão congelados através de processo de vitrificação.
“Importante ressaltar que os óvulos não perdem sua capacidade reprodutiva e não envelhecem com o tempo de congelamento”, afirma o Dr. Roberto Antunes.
De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), em 2020 e 2021 foram realizados mais de 21 mil ciclos, com 154.630 óvulos congelados.

Vamos falar mais sobre esse e outros assuntos? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h30. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.