Programa vai treinar profissionais da rede de educação para o combate ao abuso sexual infantilReprodução

Olá, meninas!
Fui convidada para ser uma parceira especial de uma grande campanha, o Programa Nota Zero Para o Abuso. E aceitei entrar nessa luta também contra o abuso sexual infantil. A ação foi lançada na semana passada através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Instituto Anjos Maura de Oliveira. 
Profissionais da área de educação serão capacitados para identificar os sinais de violência e ajudar as nossas crianças. A ação vai alcançar um total de quase 10 mil pessoas nos 92 municípios do Estado do de Janeiro, abrangendo 96 Institutos de Educação. O curso vai receber diretores, equipes técnicas e alunos do 3º ano do curso de magistério. A iniciativa vai ajudar na prevenção e combate ao abuso sexual infantil, pedofilia e exploração sexual infantil.
A capacitação vai incluir temas como a identificação de sinais de abuso até estratégias para prevenção e intervenção adequadas, buscando não revitimizar a criança ou adolescente vítima, usando técnicas adequadas, como a Escuta Especializada, que será ministrada nesse programa.
O Programa Nota Zero Para o Abuso enxerga a necessidade de uma reparação imediata, começando pela raiz do problema, que é a falta de conhecimento para um assunto tão importante e sensível.
Esse tipo de crime deixa nas vítimas marcas e traumas muitas vezes irreversíveis. Sentimento de culpa, medo e dor acompanham essas vítimas pelo resto da vida. Afinal, como combater algo que não se conhece?
Dados alarmantes indicam que cerca de 90% dos casos de abuso ocorrem dentro do ambiente familiar; cerca de 500 mil crianças são exploradas sexualmente nas estradas do Brasil e 50 mil crianças são roubadas por ano no Brasil. É fundamental que a comunidade escolar esteja equipada para reconhecer sinais e sintomas (físicos, psicológicos e comportamentais); acolher adequadamente; escutar tecnicamente e conduzir dentro das normas legais.
Precisamos cuidar e proteger nossas crianças. Por isso é tão importante essa iniciativa. Aguardo vocês também no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.