Programa 'Café do Trabalhador' chega em Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - Foi realizado, nesta sexta-feira (10), o lançamento do Programa “Café do Trabalhador”, uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). O projeto vai oferecer, no valor de R$ 0,50, café com leite, pão com manteiga e uma fruta à população.

Os cidadãos, a partir das 4h30 da manhã, já poderão fazer a primeira refeição do dia, no novo espaço, localizado na Avenida Plínio Casado, nº 11. Serão oferecidos 250 cafés da manhã. De acordo com o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Janyr Menezes, o cardápio é elaborado por nutricionistas.
Programa 'Café do Trabalhador' chega em Duque de Caxias - Divulgação
Programa 'Café do Trabalhador' chega em Duque de CaxiasDivulgação


“Como estamos falando da primeira refeição do dia, devemos oferecer uma boa qualidade de alimentos. Diante disso, uma equipe de profissionais preparou este cardápio nutritivo, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional da população de Duque de Caxias”, disse Menezes.

Representando a secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, o assessor de Gabinete, Hugo Neto, ressaltou que a primeira alimentação do dia é de fundamental importância para que as pessoas consigam desenvolver suas atividades durante o trabalho.
“O nosso objetivo é fazer com que o número de unidades chegue a 59 no Estado do Rio de Janeiro. Hoje temos 29 unidades em funcionamento e estamos atendendo, no momento, 27 municípios. Existe uma programação de crescimento para que o trabalhador seja atendido nas primeiras horas do dia”.

Logo cedo, as pessoas já puderam experimentar o café da manhã, e aprovaram a iniciativa. “Estou acompanhando minha vizinha em uma consulta ao médico. Aproveitei e vim conhecer o “Café do Trabalhador” para fazer o desjejum. Muitas vezes as pessoas que passam por aqui não tem R$1,00 pra comprar um pão e, com este programa, teremos a oportunidade de realizar uma refeição a um valor acessível. Estão todos de parabéns,” disse Ana Lúcia Silva Santos, moradora do bairro Pantanal.

Para o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, foi um prazer inaugurar, junto à população, esse Programa, que é uma parceria com o Governo do Estado.
“Trabalhamos a fim de oferecer o melhor para o nosso povo e com este Programa garantiremos parte da segurança alimentar deste morador, que sai tão cedo de casa. Assim, esse cidadão chegará ao seu local de trabalho com uma alimentação equilibrada e nutritiva”.