PUC-Rio apresenta exposição em Nova York sobre desfile da Grande RioDivulgação
A exposição consiste em uma instalação interativa com imagens, vídeos e sons, um documentário que registra a construção do último carro alegórico do desfile da Acadêmicos do Grande Rio de 2024, além das fantasias de todos os componentes.
“Antropocruzo” aborda a repercussão do Manto Tupinambá - um artefato ancestral dos povos originários brasileiros - em um desfile de carnaval, a partir da perspectiva de um método de memória e difusão, presente no Laboratório de Design de Histórias da PUC-Rio. O Manto Tupinambá foi representado na última alegoria do desfile, chamada de “Enquanto a onça não comer a lua”.
O projeto, resultado de uma oficina de capacitação para alunos da PUC-Rio, da UFRJ e do curso técnico do IFRJ, já existe há seis anos, e nasceu de uma parceria entre as instituições e a escola de samba. A capacitação se inicia na prototipagem das fantasias e vai até a finalização da etapa de confecção.
Durante a visita a Nova York, os representantes do projeto também irão participar de uma mesa-redonda na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York.
Para Nilton Gamba Jr., diretor do departamento de Artes e Design da PUC-Rio, levar a exposição para Nova York é a representação de um movimento anticolonial:
Já para Leonardo Bora, carnavalesco da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, a importância de participar dessa mostra em Nova York é muito grande porque revela o poder das artes produzidas pelas escolas de samba:
Sobre o desfile da Grande Rio
Em 2024, os carnavalescos da Grande Rio Leonardo Bora e Gabriel Haddad levaram à Marquês de Sapucaí o enredo "Nosso destino é ser onça". Guiados pela narrativa mítica do livro “Meu destino é ser onça”, do escritor Alberto Mussa, eles propuseram uma reflexão sobre o simbolismo da onça na cena artístico-cultural brasileira, trazendo temas como antropofagia –de onde vem o nome da exposição - e encantamento, a partir da força do imaginário dos povos indígenas e do foco nos tupinambás.
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