Vereadores de Caxias querem audiência pública com a empresa Águas do RioArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Dr. Maurício (PRD) apontou que a empresa tem sido negligente com os consumidores e com o município e, por isso, apresentou a proposta da realização de uma nova audiência pública na Câmara.
Os vereadores Catiti (PDT) e Delza de Oliveira (MDB) reforçaram que os consumidores ainda não veem os benefícios prometidos pela Águas do Rio.
Vitinho Grandão (PL) lembrou que, na legislatura passada, fez um anteprojeto ao Executivo para que tornasse o bairro São Bento como Zona Especial de Interesse Social.
A falta d’água está por todos os bairros de Duque de Caxias. A vereadora Juliana do Táxi (PL) questionou a situação no Parque Beira Mar.
Segurança pública
A vereadora Andreia Zito falou sobre a segurança pública. Ela apresentou dados alarmantes do Instituto de Segurança Pública, sobre os índices de crimes, ocorridos no mês de janeiro, em Duque de Caxias. “Esses dados não apenas geram insegurança, mas também prejudica a qualidade de vida do cidadão e o desenvolvimento econômico da nossa cidade”. Andreia solicitou a realização de audiência pública com autoridades da segurança e justiça a fim de buscar soluções para conter a criminalidade no município.
Realizações do Executivo
A continuidade das ações do Executivo foi destaque na maioria das manifestações na tribuna. Alex Freitas ressaltou que a cidade, nos últimos oito anos, deu um salto para o progresso. Alex Freitas ainda justificou algumas falas na tribuna referentes ao corte na folha de pagamento.
O vereador Marquinho Dentista (MDB) comentou sobre a saúde.
Andreia Zito e Leandro Enfermeiro comentaram sobre o tratamento oferecido à jovem Juliana Leite Rangel, no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. Ela foi baleada na noite de natal e recebeu alta na quinta-feira (06).
Em seguida, a vereadora Naná (PL) reafirmou o seu compromisso com a população e deixou uma mensagem para o prefeito Netinho Reis (MDB).
Já o vereador Chiquinho Caipira (Solidariedade) questionou a atuação do atual governo e alertou que vai buscar esclarecimentos sobre as demissões por justa causa na Fundec.
Transporte
A precariedade do transporte público, em Duque de Caxias, voltou a ser debatida na sessão plenária com a vereadora Juliana do Táxi, que apontou a inexistência do serviço em diversos bairros.
A vereadora solicitou a ampliação das rotas do ônibus Tarifa Zero.
Ainda na sessão plenária de 06/02
O presidente da Câmara, Cláudio Thomaz (PRD) solicitou à primeira secretária, vereadora Delza de Oliveira que fizesse a leitura do Expediente do Dia, composto de indicações e ofícios. Também foi lida uma mensagem do Executivo, com o projeto alterando a Lei nº 2475/2012 que trata da instituição, estrutura, funcionamento e processo de escolha dos conselheiros tutelares.
A mensagem gerou discussão nas manifestações dos vereadores Alex Freitas e Vitinho Grandão que veem a necessidade de esclarecimentos por parte do Executivo para que a proposta seja votada. Eles também reiteraram reajustes para todos os servidores municipais .
O vereador e líder de governo, Eduardo Moreira comentou a postura do Executivo quanto ao projeto. “Enquanto eu estiver líder de governo, todas as matérias vindas do Executivo, têm que ser bem discutidas na Câmara. Compete a esta Casa, nas suas comissões, emitir os seus pareceres e até convocar aqui o secretário para apresentar a fonte de custeio, a Comissão de Gestão de Pessoas e de que maneira vai encaixar no orçamento”, enfatizou ele, enaltecendo a posição do Legislativo em levar dignidade e respeito aos servidores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.