Até 31 de julho, as vagas do processo seletivo para o curso da Plataforma Proa no Rio de Janeiro estão com as inscrições abertas. São 8 mil vagas destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino. As aulas buscam capacitar o estudante para a entrada no mercado de trabalho.
Para participar, basta entrar no site, responder a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula.
O curso, que terá início dia 2 de setembro, tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.
Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração, Logística, Excel e Power BI, Varejo, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira e Atendimento a Clientes.
Aulas presenciais no Rio e Seropédica
Para os alunos que preferem estudar presencialmente, é oferecido na capital carioca e em Seropédica dois espaços com computadores para realizar as atividades do PROA e tirar dúvidas com um monitor. A sala P&G + Proa fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, e conta com 20 computadores com acesso à internet. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A sala da Faetec Seropédica segue os mesmos dias e horários de funcionamento.
Ao fim do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.