A Firjan Senai disponibiliza 8.002 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional para todo o Estado. Só na Região Metropolitana — Benfica, Maracanã, Laranjeiras, Tijuca, Vicente de Carvalho, Jacarepaguá, Vila Isabel, Santa Cruz, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Niterói, São Gonçalo — são 4.301 vagas. As inscrições devem ser feitas na unidade do Senai mais próxima, e serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas.
São mais de 60 títulos distribuídos em 329 turmas, oferecidos em diferentes formatos (on-line, presencial ou semipresencial). Há oportunidades em áreas tecnológicas como: Alimentos e Bebidas, Audiovisual e Animação Digital, Automotiva, Automação e Mecatrônica, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Logística, Metalmecânica, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação, Vestuário, entre outras.
Na Firjan Senai Itaguaí há sete turmas com a oferta de 97 vagas gratuitas para os cursos de Operador de Produção Industrial, Assistente de Produção Industrial, Eletricista de Obras, Pedreiro de Alvenaria de Vedação e Almoxarife. Os cursos têm carga horária que variam de 180 a 460 horas, com aulas presenciais de segunda a sexta, nos turnos da manhã e tarde.
Pré-requisitos e inscrições
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.
As inscrições e matrículas serão realizadas exclusivamente na forma presencial em uma unidade Firjan Senai. Será necessário apresentar todos os documentos exigidos, incluindo identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.