Novas vagas surgiram após os candidatos da segunda convocação não confirmarem a participação nos cursosArte/EBC
As novas vagas surgiram após os candidatos da segunda convocação — realizada no dia 11 — não confirmarem a participação nos cursos de formação ou recusarem a vaga.
Esta etapa do concurso é eliminatória e vale para a classificação do candidato. Por isso, a participação no curso de formação inicial de carreiras do concurso unificado é decisiva para a continuidade do candidato no concurso.
Os convocados que não confirmarem participação são eliminados dos cargos da convocação. No entanto, essas pessoas seguem concorrendo aos cargos escolhidos como os de maior preferência pelo candidato no momento de inscrição do CPNU.
Confirmação de participação
Os candidatos nesta terceira chamada devem confirmar a participação no curso de formação nesta terça-feira e quarta-feira.
Para os novos convocados, basta responder sim à convocação para ter a vaga garantida diretamente na Área do Candidato no site do CPNU.
Cursos de formação
Os cursos de formação do CPNU visam a preparar os candidatos para aplicar conhecimentos técnicos específicos e desenvolver competências transversais para atuação em diversas áreas do setor público. Durante os cursos, os participantes serão orientados sobre valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão.
A carga horária dos cursos varia entre 140 e 580 horas, conforme o cargo de nível superior. Para aprovação no curso de formação, os candidatos deverão frequentar o curso integralmente, sendo aprovados nas provas do curso de formação, com média final de pelo menos 70% dos pontos do curso e frequência mínima de 75% das aulas.
As aulas serão realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), que terá o formato híbrido (presencial e virtual).
Matrículas
Para matrícula, deverão ser apresentadas cópia digital de documento de identidade com foto ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); comprovante de pedido de licença para o curso (no caso de servidores públicos federais); e conta corrente própria para recebimento do auxílio financeiro.
Os procedimentos para matrículas e informações gerais sobre cada curso de formação, como as cargas horárias e períodos dos cursos, locais das aulas e outros, estão disponíveis neste link.
Custos
As aulas serão dadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) e pelas agências reguladoras: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com os devidos descontos legais. Os candidatos que são servidores públicos federais poderão optar por manter os vencimentos atuais do respectivo cargo, no período de formação, desde que apresentem a documentação comprobatória necessária.
O certame atraiu 2,1 milhões de inscritos concorrendo a 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.
Conforme o cronograma do chamado Enem dos Concursos, em 28 de fevereiro o Ministério da Gestão publicará a lista definitiva dos convocados para matrícula nos cursos de formação e a lista definitiva de classificação para todos os cargos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.