Por leandro.eiro

Rio - Uma tendência no universo corporativo, a associação entre empresas tem englobado segmentos cada vez mais diversificados nos últimos anos. Na maioria dos casos, os estabelecimentos que firmam parceria oferecem serviços que se complementam, como acontece em relação aos hotéis instalados em shoppings centers na cidade do Rio.

O centro de convenções do Ramada Recreio%2C no Recreio ShoppingDivulgação

Segundo Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), o modelo de associação com os grandes centros comerciais surgiu nos Estados Unidos e é praticado mundo afora 'faz tempo'. "No Brasil, esse movimento começou recentemente. E é muito positivo para os dois empreendimentos. Além de a presença do hotel aumentar a qualidade do fluxo no shopping, já que os frequentadores do hotel passam a frequentar as lojas, o shopping ancora o hotel com os serviços que oferece, com restaurante, academia e cinema", explica Alfredo Lopes.

Estreia com a CBF

Um dos casos bem-sucedidos é a associação entre o hotel Ramada Recreio e o Recreio Shopping, na Zona Oeste do Rio. O empreendimento surgiu exatamente há um ano, para hospedar a seleção brasileira de futebol nas Olimpíadas Rio 2016. "Estreamos com o pé quente, já que os jogadores trouxeram o primeiro ouro olímpico para o Brasil", brinca o gerente do Ramada Recreio, José Carlos Branco.

Vista aérea do complexo empresarial no RecreioDivulgação

Desconto em lojas

Os benefícios para os clientes fazem parte da parceria entre os dois empreendimentos. Os hóspedes do Ramada Recreio, explica o gerente, têm descontos de até 30% nas lojas do shopping. O que se torna prático quando há eventos no centro de convenções do hotel, como congressos e festas de casamento. O espaço tem capacidade para até duas mil pessoas. "Neste caso, a nossa parceria é com salões de beleza do shopping para o Dia da Noiva e lojas de vestuário. Se os hóspedes preferirem, os funcionários vão até o quarto do hotel prestar o serviço", diz Branco.

Outra parceria do hotel, que reforça o modelo associativo de empresas, foi firmado com a organização do Rock in Rio. Haverá um quiosque no Ramada para a compra e troca de ingressos, além da saída de ônibus para levar os clientes à Cidade do Rock, no bairro vizinho da Barra da Tijuca. "Teremos inclusive o cardápio temático sobre o Rock in Rio no restaurante do nosso hotel", acrescenta o gerente.

Há outras associações no Rio, entre o Hotel Íbis e o Shopping Nova América, em Del Castilho, e o Best Western Premier e o Vogue Square, na Barra.

Você pode gostar