Por leandro.eiro

Rio - Uma parceria entre a Univeritas e a Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape) deu início a um projeto de capacitação para pessoas com mais de 60 anos. Além de um laboratório profissional, a Universidade da Terceira Idade também oferece aos alunos treinamento funcional e cursos de gastronomia, jardinagem, ioga, canto, teatro e pintura. As aulas são gratuitas, no Flamengo e na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. As inscrições estão abertas desde sexta-feira.

O projeto%2C em parceria com a Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil%2C vai oferecer diversos serviços gratuitos%2C como aulas de alongamentoDivulgação

Além de proporcionar atividades funcionais e educacionais, a proposta também é de criar chance para que os idosos busquem renda extra. Para atingir esses objetivos, as entidades pensaram numa estrutura condensada das aulas. As aulas serão elaboradas por um corpo técnico especial. "Percebemos que há um grupo forte que quer aprender. Vamos abrir campus para eles e seus familiares", explicou a professora Ana Paula Aguiar, responsável pela coordenação pedagógica da universidade.

Maria Fernanda Leal, gerente de parcerias da Centrape, diz que a iniciativa ajuda a movimentar o cotidiano dos idosos de forma lúdica, criando novos vínculos sociais. Mas o projeto também tem planos mais ambiciosos, abrindo a possibilidade do surgimento de novos negócios. "Esse é o ponto de partida de um projeto que pode se espelhar por todo o Brasil, porque nunca é tarde para começar a aprender".

São oferecidas aulas de teatro%2C canto e dança. Programação inclui palestras%2C oficinas%2C grupos de estudos%2C atendimentos e confraternizaçõesDivulgação

A criação de uma universidade voltada para a terceira idade não é uma iniciativa isolada para esse público, que tem uma forte presença no mercado de trabalho. O curso de inglês Brasas, por exemplo, possui uma turma exclusiva para idosos. A rede de supermercados SuperPrix está contratando pessoas acima dos 60. É o caso da operadora de caixa Nazaré, de 64 anos, contratada em 2013, quando já estava aposentada. "Nosso custo aumenta quando envelhecemos, com remédios, plano de saúde. Foi uma forma de complementar minha renda e recuperar minha autoestima. Me sinto ativa trabalhando", diz.

O mercado de trabalho

São iniciativas alinhadas com um cenário contemporâneo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há mais de 20 milhões de idosos no país. Um índice que deve dobrar em 25 anos. Levantamento do IBGE indica que existem cerca de 8 milhões de pessoas com idades acima de 65 anos ainda ativas no mercado de trabalho.

Os idosos e a tecnologia

O instrutor de cursos de informática Walter Araújo se transformou em um 'personal trainer tecnológico', oferecendo cursos para que idosos aprendam a utilizar o computador.

As aulas para a terceira idade são domiciliares e personalizadas de acordo com as necessidades e o tempo de aprendizado de cada um. "As maiores demandas são usar a internet como pesquisa, fazer compras de passagens e usar as redes sociais. Também ajudamos a prevenir que as pessoas entrem em sites falsos e sejam lesadas, evitando fraudes", completa o instrutor, que tem alunos entre 70 e 93 anos.

As oficinas

A partir deste mês, a Univeritas vai oferecer oficinas de Jardinagem Gourmet, Gastronomia (Chocolateria) e Pintura em Telas. A universidade também vai abrir duas turmas de 40 alunos para cursos de Teatro, Canto, Dança, Treino Funcional e Ioga. O programa ainda inclui serviços educacionais, entretenimento, estudos, debates, assistência e capacitação para pessoas da terceira idade.

Interessados em se inscrever na universidade exclusiva para idosos podem procurar a sede da Univeritas, na Rua Marques de Abrantes 55, Flamengo, ou ligar para o telefone 2225-5877. O site da instituição é www.univeritas.com.br.

A Centrape

É uma central de aposentados e pensionistas que cuida dos direitos dos idosos e oferece diversos benefícios. Entre eles, seguro de acidentes pessoais, assistência residencial, desconto em redes de drogarias e sorteio mensal de R$ 20 mil. Mais informações pelo telefone 0800-770 9696 ou pelo site www.centrape.org

Você pode gostar