Por lucas.cardoso

Rio - Oque devem fazer os candidatos do Enem, nesse mês que falta para as provas? Em quais temas centrar o foco? A coluna traz as dicas Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, rede que oferece 80 cursos em 500 unidades espalhadas pelo país. Aí vão as recomendações para cada área de conhecimento.

Preparação para o ENEM 2017. Alunos do curso PH se preparam para o Enem 2017. Sandro Vox / Agência O Dia

Em Humanas, a prova costuma dar prioridade a temas relacionados a questões ambientais, sociais e políticas. Impactos da tecnologia na sociedade, questões de cidadania, história do Brasil, problemas urbanos e meio ambiente caem bastante nas provas de história, geografia, sociologia e filosofia.

"A prova de português exige bastante interpretação de texto, conhecimento de gêneros textuais, de figuras e funções de linguagem, literatura e gramática", completa o diretor. Já para os testes de língua estrangeira, é importante estar atento à gramática também e à interpretação de texto.

Em Exatas, a prova aborda o conhecimento específico da área. "Funções, probabilidade, geometria, estatística e análise combinatória são assuntos que sempre estão presentes na prova de matemática", aponta Maynard. Mecânica, conceitos de energia, eletricidade e termofísica caem bastante na prova de física. Em química, é importante o aluno dominar funções orgânicas, exercícios que calculam pH, equilíbrios químicos e termoquímica.

Em Ciências Biológicas, o candidato deve estar atualizado em temas que estão em alta, como ecologia e genética. Evolução e fisiologia humana são temas mais clássicos que também costumam cair na prova.

Já na redação, é importante que o aluno esteja acompanhando notícias e treinando a escrita com frequência.

"Nossa experiência com os alunos do curso preparatório para o Enem mostra que muitos assuntos se repetem, mas é importante se manter atualizado no que está acontecendo no mundo", diz Guilherme Maynard.

Sobre redação, aliás, há outras sugestões. Desta vez, as dicas são de Renato Luiz Tresolavy, editor de materiais didáticos do Ético Sistema de Ensino. Para ele, o mais difícil é tentar adivinhar o tema. "Especialmente nos dias de hoje, em que há uma variedade enorme de assuntos em debate, de natureza completamente distinta, gerando fortes discussões tanto no país como no mundo. São diversos os assuntos possíveis".

Apesar disso, Tresolavy arrisca alguns temas com chances maiores de se tornarem o tema da redação do Enem 2017, que este ano será realizado em dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de novembro. São eles: Reforma trabalhista, desarmamento, terrorismo e cidades inclusivas são algumas possibilidades. O que a coluna sugere é a leitura atenta do noticiário, com ênfase nos assuntos mais frequentes dos últimos meses.

Você pode gostar