TRE-RJ negou, nesta terça-feira (1º), o recurso da defesa de Anthony GarotinhoReprodução/Redes sociais
TRE-RJ nega recurso e Garotinho segue com candidatura barrada
Desembargadores rejeitaram, por unanimidade, o pedido de defesa do ex-governador do Rio contra a condenação da Corte
Rio - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) negou o recurso da defesa de Anthony Garotinho (Republicanos), nesta terça-feira (1º), e manteve a candidatura a vereador indeferida. Segundo os desembargadores, não houve qualquer mudança na ação de improbidade que ele responde por um resultado diferente desse. A decisão foi tomada de forma unânime.
A Justiça eleitoral do Rio de Janeiro indeferiu no dia 9 de setembro deste ano o registro da candidatura do ex-governador do Rio. A ação foi ajuizada pela 125ª Promotoria Eleitoral, devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2018, que estabelece inelegibilidade por oito anos, até 2026.
Na decisão, a juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo esclareceu que indeferiu o pedido porque o ex-governador foi condenado por crime contra o patrimônio e crime de lavagem de dinheiro. De acordo com a promotora eleitoral Rosemery Duarte Viana, a ação que resultou na condenação de Garotinho se deu pela sua participação em um esquema criminoso que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, nos anos de 2005 e 2006.
Nesta época ele era secretário de Estado de Governo, na gestão de sua mulher, Rosinha Matheus, então governadora.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.