Centro Cultural Garotinho é lacrado durante fiscalização do TRE

Candidato pode responder por compra de votos caso se comprove que houve distribuição de enxovais depois do registro de candidatura

Por nicolas.satriano

Rio - Com o objetivo de "prevenir práticas assistencialistas", a fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) lacrou o Centro Cultural Anthony Garotinho, no município de Campos. O nome do candidato do PR também foi coberto pelos fiscais na fachada do prédio.  

A determinação de fechar o local partiu da juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, que decretou que o centro fosse lacrado depois de receber uma denúncia anônima de que, durante propaganda eleitoral no rádio, no dia 20 de agosto, uma mulher agradecia o enxoval doado pelo candidato. Garotinho também foi notificado para retirar referências de seu nome do local, mas descumpriu a ordem.

Coligação nega que haja irregularidade e assessoria informa que Garotinho irá recorrerCarlos Moraes / Agência O Dia

Caso seja comprovado que a distribuição de enxovais seguiu após o registro da candidatura, Garotinho pode, em tese, responder a ação por compra de voto.

No dia 12 de agosto, fiscais do TRE-RJ apreenderam no mesmo centro cultural cem fraldas e grande quantidade de material de propaganda, como adesivos, jornais, cartões postais e calendários, solicitações para tratamento de saúde à prefeitura de Campos, cadastro de gestantes e guias de encaminhamento assinadas pela assistente social do município, Samara Soares Rodrigues, ao centro para recebimento de enxovais.

Saiba mais: Fiscalização apreende propaganda no centro cultural de Garotinho

O relatório da operação será enviado ao Ministério Público Eleitoral, para que o orgão ajuize as ações cabíveis.

A assessoria do candidato disse que Garotinho irá recorrer da decisão e a coligação que inclui o PR informou que não há irregularidades no centro cultural. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia