Por nicolas.satriano
Sorteio define quatro urnas que permanecerão no TRECacau Fernandes / Agência O Dia

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou, na manhã deste sábado, o sorteio das urnas que serão usadas na votação simulada, método de aferição para garantir o processo das eleições. Quatro urnas serão usadas e foram transportadas para sede do Tribunal, saindo de seções em Olaria, São Gonçalo, Nilópolis e Mesquita. Policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), fiscais do TRE e representantes de partidos acompanharam o transporte.

A votação paralela é uma especie de auditoria feita nas urnas. Dentre as que já foram preparadas para o pleito, algumas são sorteadas e, ao invés de ir para os locais de votação já determinados, são levadas para o TRE. O procedimento é filmado e ocorre no mesmo dia e horário da votação oficial deste domingo, com a presença da OAB e de membros do Ministerio Público.

"É mais um processo de auditoria para garantir que a votação do eleitor seja fielmente reproduzida pelos boletins de urna ao fim da votação" explicou Adriana Brandão, diretora geral do TRE.

Também nesta manhã, por volta das 9h, teve início o transporte das 38 mil urnas que estavam armazenadas nos 27 polos eleitorais. A distribuição dos equipamentos pelas 249 zonas de votação foi feito por ônibus e contaram com escolta policial.

Reportagem de Leandro Resende


Toffoli diz que software das urnas está preparado para evitar ações de hackers


Você pode gostar