De virada, Fluminense vence o Flamengo e conquista a Taça Guanabara de 2023
Germán Cano e Gabriel Pirani marcaram os gols do título tricolor
Gabriel Pirani comemora gol marcado na vitória do Fluminense sobre o Flamengo, que garantiu o título da Taça Guanabara para o Tricolor - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Gabriel Pirani comemora gol marcado na vitória do Fluminense sobre o Flamengo, que garantiu o título da Taça Guanabara para o TricolorMAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
O Fluminense é o campeão da Taça Guanabara de 2023. Em um Fla-Flu pegado, o Tricolor venceu o Flamengo de virada por 2 a 1 no Maracanã, nesta quarta-feira, pela última rodada da competição. Cebolinha abriu o placar para o Rubro-Negro, mas Germán Cano e Gabriel Pirani apareceram para dar o título ao Flu.
Afundado na crise, o Flamengo está em segundo lugar, com 20 pontos. O Vasco, que jogará na quinta-feira, pode ultrapassar o Rubro-Negro na tabela se vencer o Bangu.
O primeiro tempo foi pegado no Maracanã. Com apenas segundos de jogo, por exemplo, Gabi fez falta em André e depois chutou a bola no volante do Fluminense, que estava no chão. O camisa 10 levou o cartão amarelo. Posteriormente, outras faltas e lances fortes aconteceram.
Nesse cenário truncado, o brilho de Everton Cebolinha apareceu para abrir o placar. Aos 19 minutos, o atacante driblou Samuel Xavier, invadiu a área, cortou a marcação e chutou no canto esquerdo para balançar as redes de Fábio.
Mais tarde, aos 34, o Fla até chegou a ampliar com Gabi. No entanto, após revisão no VAR, o árbitro assinalou a falta de Matheus França em cima de André na roubada de bola que originou este gol.
Pelo lado do Fluminense, as melhores chances vieram com Cano e Nino. Na marca dos 26 minutos, Arias encontrou o centroavante na entrada da área, que soltou a bomba para a boa defesa de Matheus França. Já mais próximo do fim do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio, Nino subiu mais do que todos para cabecear, mas o goleiro do Rubro-Negro segurou.
No retorno para o segundo tempo, o cenário foi diferente. Diniz sacou David Braz e Keno e colocou Gabriel Pirani e Lima em campo. Com mais jogadores de frente, o Flu começou a ditar o ritmo da partida e logo conseguiu o gol de empate. Após uma boa troca de passes pelo lado esquerdo, Arias acionou Cano, que bateu forte na saída de Matheus Cunha, aos oito minutos, para deixar tudo igual no marcador.
Após o gol, o Tricolor se manteve melhor, e o gol da vitória veio já na reta final da partida. Aos 40 minutos, Jhon Arias levantou bola na área em cobrança de falta, Cano ficou com a posse e chutou para o meio da área. A bola, então, chegou até Gabriel Pirani, que livre de marcação, finalizou rasteiro para dar o título ao Fluminense.
Pouco tempo depois, uma confusão generalizada deixou o Fla-Flu parado. Tudo começou quando Gerson fez falta em Giovani e, em seguida, chutou o jogador no chão. Na confusão, Felipe Melo foi expulso. Gerson e o meio-campista Lima levaram o cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA
Flamengo x Fluminense
Data e Hora: 08/03/2023, às 21h10 Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Cartões amarelos: Gabi, Matheus Cunha, Vítor Pereira, Pablo e Gerson (FLA) / Fernando Diniz, Jhon Arias e Lima (FLU) Cartões vermelhos: Felipe Melo (FLU) Gols: Everton Cebolinha (1-0) (19'/1ºT) / Cano (1-1) (08'/2ºT) / Gabriel Pirani (1-2) (40'/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira) Matheus Cunha; Pablo (Fabrício Bruno, 37'/2ºT), Rodrigo Caio e Léo Pereira; Igor Jesus (Vidal, 20'/2ºT), Gerson, Matheus França (Everton Ribeiro, 32'/2ºT) e Arrascaeta (Ayrton Lucas, 20'/2ºT); Everton Cebolinha e Gabi (Mateusão, 20'/2ºT).
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz) Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz (Gabriel Pirani, Intervalo) e Alexsander; André, Martinelli (Alan, 37'/2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Giovanni, 34'/2ºT) e Jhon Arias; Keno (Lima, Intervalo) e Cano (Felipe Melo, 43'/2ºT).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.